Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Posse Canônica de Dom Josafá Menezes da Silva, 5º Arcebispo de Aracaju

Posse Canônica de Dom Josafá Menezes da Silva, 5º Arcebispo de Aracaju

Testde de legenda

Foi realizado, neste último sábado (25), na Catedral da Arquidiocese de Aracaju, a Santa Missa com o rito de posse canônica de seu quinto Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, que estava à frente da Arquidiocese de Vitória da Conquista desde o fim do ano de 2019.

No dia 24, a sexta-feira que antecedeu sua posse, Dom Josafá chegou à Igreja Catedral da Arquidiocese de Aracaju por volta das 17h. Nela, o Arcebispo conduziu o Ofício da Imaculada Conceição e o Terço de São José. Esse momento de espiritualidade também contou com a participação do Bispo diocesano de Propriá, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, e do vigário geral da Arquidiocese, Padre Genário de Oliveira Júnior.

Segundo Dom Josafá, este momento “cabe perfeitamente na programação que marca o início do ministério pastoral do quinto arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju. É um ato de gratidão à Nossa Senhora Mãe da Igreja e a São José, pai adotivo de Jesus Cristo e protetor Universal da Igreja. É também uma consagração do ministério que estou iniciando”.

Missa de Posse Canônica de Dom Josafá

 

 

A Arquidiocese de Aracaju vivenciou, no dia 25 de maio, um momento de grande emoção em sua história: a posse canônica do seu quinto Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva. Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, esse momento histórico foi prestigiado por dezenas de representantes do episcopado brasileiro, presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados (as), autoridades civis e militares, e milhares de fiéis. Houve, ainda, uma expressiva participação do Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Diáconos, Religiosas e também do Povo de Deus.

Pouco antes da celebração, e conforme manda o ritual de posse canônica, Dom Josafá foi recebido pelo Pároco da Catedral; em seguida, foi-lhe apresentado o crucifixo para ser beijado e a água benta para que ele se aspergisse e pudesse aspergi-la ao povo. Logo depois, junto com o Cardeal Dom Sergio da Rocha, Dom Vítor Agnaldo e Dom Genivaldo Garcia, o prelado seguiu foi dirigido à capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.

 

 

Nos ritos iniciais da Santa Missa, três momentos de grande significado aconteceram: a leitura do Decreto Pontifício de nomeação; entrega do báculo pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e, por fim, o convite para Dom Josafá se sentar na Cátedra.

Na homilia, o novo metropolita rendeu louvor e gratidão a Deus, que o chamou para cuidar daquela porção do povo de Deu, saudou os Arcebispos eméritos, Dom José Palmeira Lessa e Dom João José Costa. Sua mensagem principal foi que para o exercício de sua missão irá valer-se das palavras de São Gregório Magno, em sua Regra Pastoral: “um Pastor deve sempre se fazer ouvir mais pelos seus atos que por suas palavras; mais pelas pegadas que ele deixa no seu bom caminho e que outros seguirão, que por indicar-lhes, com palavras, para onde eles devem ir”.

 

 

Ao final da celebração, o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Dirceu de Oliveira, saudou Dom Josafá. Além dele, o Padre Anderson Gomes (representante do clero de Aracaju), o Sr. Paulo Machado (presidente do Conselho Nacional do Laicato), a Irmã Marissa Inês (representante da Conferência dos Religiosos do Brasil), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também o saudaram.

 

 

Está disponível o link da transmissão da Celebração da posse de Dom Josafá Menezes da Silva como novo Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. Confira!

 

 

Fonte: https://arquidiocesedearacaju.org/
Fotos: Gabriele Machado (@focaroalto)

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque