Na noite da última terça-feira, 27 de fevereiro, foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a Sessão Especial em comemoração à Campanha da Fraternidade 2024, subscrita pelo tema “fraternidade e amizade social”. A sessão no Legislativo Municipal está prevista na na Lei número 2.081 de 2016 e desde então é realizada todos os anos em parceria com a Igreja Católica.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira (PODE) afirmou que a Campanha da Fraternidade 2024 traz um convite de amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço.


O Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, ressaltou que a Quaresma está firmada sobre o tripé da oração, do jejum e da esmola. Para ele, esses princípios, além de alicerçar a comunidade cristã, viabiliza a efetividade para a Campanha da Fraternidade. “Precisamos tornar o caminho quaresmal mais efetivo e fraternal. É por essa razão que realizamos a Campanha da Fraternidade”, declarou o Arcebispo. Dom Josafá lembrou que muitas das pastorais existentes em Conquista nasceram como fruto dessas campanhas.



Além do Arcebispo, o Coordenador de Pastoral, Pe. Frenilson da Conceição, fez sua explanação acerca do tema da CF 2024 e, com ele, o Vigário Geral, Mons. Gerson, e o Prof. Mozart Tanajura, que, em consonância com o tema da Campanha, trouxe à mesa a reflexão sobre seu livro “O outro sobre a ótica do amor” (2014).



O Coordenador Arquidiocesano das pastorais sociais, Wallas Santos, destacou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2024 está alinhado com aquilo que as pastorais vivem diariamente. Por fim, o Secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, iniciou dizendo que “ao ouvir Mozart Tanajura falar sobre o tema, eu me lembrei de como Vitória da Conquista, converge para ser uma grande região metropolitana”, disse, enfatizando que a cidade acolhe muitas pessoas que chegam para estudar ou trabalhar e que acabam se consolidando como cidadãos conquistenses. Ele associou essa chegada e acolhida ao tema da Campanha da Fraternidade 2024, que exorta toda a sociedade a importância dos laços de amizade e de acolhida, pensando sob as perceptivas de inclusão. Ele concluiu dizendo que não há como se falar em fraternidade e amizade social sem se falar em inclusão e enfrentamento das desigualdades.


Fonte: https://camaravc.ba.gov.br/home/noticia/34962/-campanha-da-fraternidade-2024-e-tema-de-audiencia-na-camara
Fotos: Gabriel Dias