Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
/
Campanha da Fraternidade 2024 foi tema da Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Conquista

Campanha da Fraternidade 2024 foi tema da Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Conquista

Testde de legenda

Na noite da última terça-feira, 27 de fevereiro, foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a Sessão Especial em comemoração à Campanha da Fraternidade 2024, subscrita pelo tema “fraternidade e amizade social”. A sessão no Legislativo Municipal está prevista na na Lei número 2.081 de 2016 e desde então é realizada todos os anos em parceria com a Igreja Católica.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira (PODE) afirmou que a Campanha da Fraternidade 2024 traz um convite de amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, ressaltou que a Quaresma está firmada sobre o tripé da oração, do jejum e da esmola. Para ele, esses princípios, além de alicerçar a comunidade cristã, viabiliza a efetividade para a Campanha da Fraternidade. “Precisamos tornar o caminho quaresmal mais efetivo e fraternal. É por essa razão que realizamos a Campanha da Fraternidade”, declarou o Arcebispo. Dom Josafá lembrou que muitas das pastorais existentes em Conquista nasceram como fruto dessas campanhas.

Além do Arcebispo, o Coordenador de Pastoral, Pe. Frenilson da Conceição, fez sua explanação acerca do tema da CF 2024 e, com ele, o Vigário Geral, Mons. Gerson, e o Prof. Mozart Tanajura, que, em consonância com o tema da Campanha, trouxe à mesa a reflexão sobre seu livro “O outro sobre a ótica do amor” (2014).

O Coordenador Arquidiocesano das pastorais sociais, Wallas Santos, destacou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2024 está alinhado com aquilo que as pastorais vivem diariamente. Por fim, o Secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, iniciou dizendo que “ao ouvir Mozart Tanajura falar sobre o tema, eu me lembrei de como Vitória da Conquista, converge para ser uma grande região metropolitana”, disse, enfatizando que a cidade acolhe muitas pessoas que chegam para estudar ou trabalhar e que acabam se consolidando como cidadãos conquistenses. Ele associou essa chegada e acolhida ao tema da Campanha da Fraternidade 2024, que exorta toda a sociedade a importância dos laços de amizade e de acolhida, pensando sob as perceptivas de inclusão. Ele concluiu dizendo que não há como se falar em fraternidade e amizade social sem se falar em inclusão e enfrentamento das desigualdades.

Fonte: https://camaravc.ba.gov.br/home/noticia/34962/-campanha-da-fraternidade-2024-e-tema-de-audiencia-na-camara
Fotos: Gabriel Dias

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque