Descrição Heráldica
Escudo cortado de azul e ouro. O primeiro com uma cruz e uma lua crescente, o segundo com uma lua crescente e uma estrela de 5 pontas invertida. Tal conjunto está pousado sobre uma cruz arquiepiscopal trevolada e um báculo pastoral dourados, postos em aspa. O todo encimado pela mitra episcopal de ouro e um brocante sob as pontas da Cruz e báculo, um listel de prata com a legenda ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA em capitais de preto.
Descrição Simbólica
O Brasão da Arquidiocese de Vitória da Conquista, dividido em duas partes, uma sobreposta à outra, lembra o tempo de luta entre os cristãos e os mouros.
Na parte superior, a lua crescente com a cruz significa a Vitória dos cristãos sobre os mouros, por isso, na parte inferior, a lua crescente encontra-se virada para baixo com a estrela, símbolo dos muçulmanos.
As insígnias que adornam o escudo contam que se trata de um brasão de uma Arquidiocese. Por isso a cruz arquiepiscopal de braço transversal duplo, a mitra e o báculo pastoral. Também o listel traz o nome da grei do Senhor congregada nesta Igreja Particular.
Nota
Para adequação do brasão da arquidiocese, tomou-se por base uma antigo desenho do Irmão Paulo Lanchenmayer, monge beneditino, a quem é atribuída a criação do brasão da então Diocese de Vitória da Conquista. Procurou-se, sem alterar as peças simbólicas, realizar a devida composição exigida pelos cânones da Heráldica Eclesiástica e colocando as insígnias próprias da dignidade de Arquidiocese.