“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre”
(Jo 11,25)
A Arquidiocese de Vitória da Conquista informa, com profundo pesar, o falecimento do cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador, aos 89 anos, na manhã do último sábado, 26 de agosto de 2023, em Londrina (PR), onde residia desde 2014.
Natural de Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo Majella Agnelo ingressou aos 12 anos no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio em Juiz de Fora. A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo. Nomeado Bispo Diocesano de Toledo (PR), recebeu a Ordenação Episcopal no dia 6 de agosto de 1978. No dia 27 de outubro de 1982 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de Londrina (PR). Aos 13 dias do mês de janeiro de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. Em 2011 teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador.
Dom Geraldo, cujo lema episcopal é “Caridade com fé”, ao longo de sua trajetória exerceu diversos e importantes ofícios. Ele presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, de 1983-1987, foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB e 2º Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). E esteve à frente da CNBB, como seu presidente, de 2003 a 2007. No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja. Participou de dois conclaves, um, em 2005, que elegeu o Papa Bento XVI, e outro, em 2013, no qual foi escolhido o Papa Francisco. Ele foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007.
O velório de Dom Geraldo Majella está ocorrendo deste domingo na Catedral de Londrina. A Missa de exéquias ocorrerá às 10h desta segunda-feira, dia 28, seguida do sepultamento na cripta daquela Catedral, conforme o desejo por ele manifestado.
Nossa Arquidiocese se une em prece a Deus, para que conforte os corações de amigos, fiéis e familiares e dê ao Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, a glória do descanso eterno. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.
Dada na Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, aos 28 dias do mês de agosto do ano do Senhor de 2023, Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja.
Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista
