Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Translado dos restos mortais do Pe. Polito aconteceu em Itambé

Translado dos restos mortais do Pe. Polito aconteceu em Itambé

Testde de legenda

Na igreja Nossa Senhora das Graças de Itambé, na manhã do dia 01 de Maio, aconteceu com toda a comunidade católica local um evento marcante, o translado dos restos mortais do Padre Antônio Maria Polito, SDV, o qual marcou a história do povo e da cidade.

Às 10h da manhã houve a celebração da Santa Missa, com a presidência do Arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva.

O Padre Antônio M. Polito era italiano, da comuna de Salerno. Com apenas 13 anos de idade entrou para a Sociedade das Divinas Vocações. Quando tinha 25 anos chegou ao Brasil, ainda como Subdiácono, o que seria comparado hoje a um Acólito instituído pelo Bispo. Portanto, ainda estava em preparação para ser ordenado. Ele foi designado para a cidade de Itaparica e foi ordenado Padre em Salvador-BA, aos 19 de setembro de 1953, por Dom Augusto Álvaro da Silva.

Posteriormente, a missão da fundação do Ginásio que seria em Maracás-BA foi transferida para Itambé-BA. A esta missão estava destinado o Padre Ciro, que chegou em Novembro de 1953, mas que ao fim daquele mesmo ano viajou para os EUA. Tendo ido para fora do país, o padre Polito foi designado para Itambé, juntamente com outros dois sacerdotes. Em 4 de março de 1956, foi fundado o primeiro vocacionado no Brasil, na cidade de Itambé.

Após ser transferido de Itambé para Vitória da Conquista, ficou por três anos residindo no Seminário Diocesano e cuidando da porção do Povo de Deus confiada a ele nos bairros São Vicente e Jurema, onde havia-se formado o Curado Nossa Senhora Aparecida.

Dentre muitas de suas preocupações como pastor daquele Povo de Deus, o Padre Polito empenhou-se para a construção de uma matriz, para a Paróquia que se tornaria. A matriz foi inaugurada no dia 30 de Maio de 1976, quando o Curado foi elevado à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Mais tarde foi construído também o Vocacionário, em 1977, num terreno ao lado.

O Padre Polito, portanto, trabalhou pastoralmente em Itaparica, Itambé, Encruzilhada e Vitória da Conquista. De 1965 a 1968 foi o Superior Regional da Congregação Vocacionista no Brasil. Em 1984 abriu a primeira comunidade Vocacionista na Argentina, em San Juan, fronteira com o Chile, na Cordilheira dos Andes. Quando em 1997 retornou para o Brasil por motivo de saúde, residiu novamente em Itambé e depois em Vitória da Conquista.

Outra de suas missões foi a fundação das Irmãs Voluntárias de Cristo Rei, no dia 2 de março de 1964, sendo seu Diretor Espiritual. Ele também exerceu a função de diretor espiritual dos jovens em formação para o sacerdócio, foi pároco, vigário paroquial, como jornalista foi o responsável pela revista “Espírito”, publicada pela Congregação Vocacionista no Brasil.

Pode-se dizer que o Padre Antônio Maria Polito, SDV, viveu e morreu santamente a sua vida sacerdotal e religiosa, dando bons frutos para a Igreja de Cristo.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque