Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Missa da Unidade 2023 na Paróquia São José, em Inhobim

Missa da Unidade 2023 na Paróquia São José, em Inhobim

Testde de legenda

A Missa da Unidade, voltou a ser realizada de forma tradicional, como sempre era feito antes da pandemia, uma Missa campal, no qual reuni muitos fieis, vindos em caravanas para a Paróquia que sedia a celebração.

Até o ano passado, 2022, foi uma Missa ainda no formato com medidas de proteção, exigidas pelos órgãos de saúde, com um número restrito e todos com máscara.

Como de costume, na terça-feira santa, na Arquidiocese de Vitória da Conquista, realiza-se essa Missa, conhecida também como Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos.

Neste ano, a Missa foi realizada na Paróquia São José, distrito de Inhobim, no dia 4 de abril, tendo a presidência do Metropolita, Dom Josafá Menezes, além da concelebração de todo o clero que compõe a arquidiocese.

Iniciada ao fim da tarde, por volta das 17h, teve primeiramente a entrada dos estandartes das Paróquias, em seguida, após o comentário, a entrada de todo clero arquidiocesano.

Após a proclamação do Evangelho feita pelo Diác. Luciano, Dom Josafá, em sua homilia, saudou o Pe. Dhonis, estendendo a todo o clero, saudando também a Paróquia. Em seguida falou um pouco da história do distrito, do tempo de fundação. Disse como estava alegre em celebrar pela primeira vez celebrar a “tradicional” missa da unidade, pois antes, com pandemia, foram missas restritas, nesse mesmo contexto, acolheu os fiéis vindos de quase todas Paróquias e para melhor os acolherem fez um levantamento da região da Arquidiocese, falando os nomes das mesmas, como as serras do maçal e do capa bode, entre outras. Finalizando a reflexão com meditação da liturgia do dia.

Ao término da homilia, houve a renovação das promessas sacerdotais, e dando seguimento ao rito da benção dos óleos, os Diáconos Genildo Galdino, Antônio Dias e Hermes, entraram com os óleos, seguindo o Diác. Altamirando, que transportava o perfume, apresentaram ao Arcebispo, que em seguida abençoou um óleo por vez, colocou o perfume no óleo do crisma e soprou. Depois novamente, os Diáconos pegaram os óleos e recolheram, para serem divididos nos frascos, posteriormente dado aos Presbíteros.

Voltando ao rito da Missa, ocorreu o ofertório, a liturgia Eucarística, comunhão, avisos e a mensagem dirigida pelo Pe. Dhonis ao Arcebispo, aos padres, as caravanas, em especial aos seus paroquianos, que muito trabalharam para a realização da Missa da Unidade.

Logo depois, convocou os Padres a receberem a caixinha de madeira com os óleos, entregues por Dom Josafá, que ao fim, recebeu sua caixinha também.

Finalizada as entregas, Dom Josafá anunciou a Paróquia do próximo ano, que será a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra. Assim se encerrou a Santa Missa da Unidade 2023 com a benção final.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque