No dia 16 de fevereiro, Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, presidiu a Oração das Laudes com o Rito de Admissão as Ordens Sacras do Seminarista Rogério da Silva Moraes, 2º ano de Teologia.
O Rito da Admissão destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se dar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.
Esse rito celebrar-se-á quando se verificar que, o propósito dos aspirantes, pressupostos os dotes necessários, atingiu a maturidade suficiente. (Cerimonial dos Bispos, nº 479-480).
O rito de admissão tem uma dimensão espiritual e eclesial. É uma manifestação pública da decisão firme por parte do candidato de seguir o itinerário de formação à vida e missão presbiteral proposto pela Igreja. Por isso, possui um sentido muito especial no itinerário vocacional. (Doc. 110 CNBB)








