Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Festa do Senhor do Bonfim, em Planalto

Festa do Senhor do Bonfim, em Planalto

Testde de legenda

O dia da festa do Senhor do Bonfim de Planalto (BA) ocorreu nesse domingo, 19 de janeiro de 2020, e foi marcado por muita devoção, alegria e fé. Nesse dia, a paróquia teve a grata oportunidade de acolher o novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, que pela primeira vez esteve em nossa comunidade paroquial para presidir uma celebração.

A programação festiva da paróquia teve início bem cedo, às 06h, com uma alvorada de fogos; e os batizados, às 09h, na Igreja Matriz.

Neste ano, em sintonia com a Igreja no Brasil, a festa foi fundamentada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 – CNBB doc. 109, e teve como tema central: “Discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus” e o lema “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (I Cor. 9,16).

Na tarde desse domingo (19), às 15h30, na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, toda a comunidade se reuniu para a cerimônia solene de acolhida do Arcebispo Dom Josafá.

Ele foi recebido com muito entusiasmo e calor humano e, de igual modo, se dirigiu e cumprimentou a todos os presentes. Participaram dessa cerimônia o Pe. Mairton Sales, Pároco, e o Pe. Adson Coelho, Vigário Paroquial. Além desses, estiveram na cerimônia: Pe. Elton Wilson, Pe. Erinaldo Sultério e Frei Ícaro Rocha, OFMCap.  Autoridades como o Prefeito Municipal, Edilson Duarte, e o Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Flávio Nogueira, também participaram e, assim como o Pároco, exortaram palavras de boas-vindas e acolhimento.

Findado este rito cívico após a saudação e agradecimento do Arcebispo, teve início a solene Celebração festiva em honra e glória ao nosso excelso padroeiro, o Senhor do Bonfim.

Com saída da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, às 16h, foi realizada a procissão com a imagem do padroeiro até à Igreja Matriz. Foi uma linda demonstração da devoção do Povo de Deus ao Senhor do Bonfim. Entre cantos, orações e muita fé, os fiéis louvavam a Deus por tanta ternura, bondade e providência. Novamente o andor veio ornado pelas fitinhas do Bonfim que os fiéis amarraram em uma estrutura apropriada para tal fim.

Em sua homilia, Dom Josafá, à Luz da Palavra de Deus, relembrou a temática escolhida para a festa desse ano: “Discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus”. “Onde os homens e mulheres invocam o nome do Senhor Jesus, Ele retribui com força, graça e paz a todos. Ninguém que invocar o nome do Senhor Jesus […], ficará sem receber a graça, a paz, o amor e a recompensa”, afirmou.

O metropolita, ao falar sobre a simbologia de Cristo a partir da figura do Cordeiro, assegurou que: “O Filho de Deus, Aquele que veio do céu, a Palavra que existia antes da fundação do mundo, agora está aqui […], como Cordeiro que oferece seu corpo, seu sangue, a sua vida por mim e por tantos. […] estando o Cordeiro aqui, eu posso vencer os meus desafios, construir uma vida melhor. […] posso enfrentar as dificuldades na minha família, a doença, uma situação econômica difícil; posso construir uma vida melhor para mim e para os meus familiares”.

Nas suas considerações, o Pe. Mairton expressou o seu sentimento de gratidão por todos esses dias de festa. O Bispo também externou a sua alegria em celebrar e conhecer mais essa devoção ao Senhor do Bonfim. Por fim, Dom Josafá deu a bênção e todos entoaram o belo hino do padroeiro. Com salva de palmas e fogos de artifício, todos deram vivas.

Fonte: http://paroquiasenhordobonfimesantarita.blogspot.com/2020/01/acolhida-do-arcebispo-e-missa-solene.html#more

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque