Na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, recebeu em audiência representantes da Pastoral da Criança da Arquidiocese para uma reunião de apresentação e diálogo.
O encontro contou com a presença do Pe. Dhonis de Jesus Santana (Assistente Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral da Criança), Maria Aparecida Varges (Coordenadora) e outros membros.
O principal objetivo da reunião foi apresentar a realidade atual da Pastoral da Criança na Arquidiocese, destacando suas missões, atividades e desafios. Durante o encontro, foi entregue ao Arcebispo um relatório detalhado que descreve o trabalho voluntário realizado, as comunidades atendidas e o impacto das ações na vida das famílias.
Dom Vítor ouviu atentamente os relatos e se mostrou receptivo às informações. A iniciativa da reunião busca fortalecer o apoio e reconhecimento ao importante trabalho de acompanhamento e promoção da vida realizado pela Pastoral.
Confira abaixo, matéria sobre a Pastoral da Criança:
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.
Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).
A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.
Além disso, atua de forma permanente e ativa no controle social de políticas públicas, em todos os níveis da federação, e promove campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias. Para saber mais sobre a Missão da Pastoral da Criança, onde atua e quantas crianças e gestantes acompanha , acesse.
Fonte: Pastoral da Criança