Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é criada em Itapetinga e acolhe seu primeiro Pároco

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é criada em Itapetinga e acolhe seu primeiro Pároco

Testde de legenda

Na sexta-feira, 22 de agosto, a cidade de Itapetinga viveu uma noite marcada pela emoção e pela ação de graças com a criação da nova Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Posse Canônica de seu primeiro Pároco, o Padre Antônio Gonçalves Dias. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, na igreja matriz da nova Paróquia, e reuniu fiéis vindos das comunidades urbanas e rurais, além de Padres, Diáconos, seminaristas, religiosas e lideranças leigas.

A Celebração teve início com a leitura solene do decreto de criação da Paróquia, feita pelo Diác. Luciano Lima Santana, Chanceler do Arcebispado, seguida da leitura da provisão de nomeação do novo Pároco, feita pelo Mons. Gerson de Jesus Bittencourt, Vigário Geral. Em seguida, o Padre Antônio fez sua profissão de fé diante do Arcebispo e da assembleia, assumindo com liberdade e fidelidade os compromissos do ministério que lhe foi confiado.

Durante o rito, Dom Vítor entregou ao novo Pároco o Evangeliário, sinal de sua missão de anunciar com coragem e fidelidade a Palavra de Deus ao povo confiado à sua solicitude pastoral. Após a homilia, Padre Antônio renovou suas promessas sacerdotais e recebeu as chaves da igreja e do sacrário, recordando que o Pároco é chamado a ser homem da Palavra, da Eucaristia e do serviço. O Padre Antônio fez o juramento de fidelidade e foi oficialmente declarado empossado ao sentar-se na sede presidencial, gesto que simboliza a autoridade pastoral exercida em comunhão com o Bispo.

A Celebração contou com a presença de diversos Padres do clero Arquidiocesano, que, em sinal de fraternidade presbiteral, concelebraram com o Arcebispo: Mons. Gerson de Jesus Bittencourt (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias e Vigário Geral); Pe. Irineu Moreira Meira (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral); Pe. Péricles Silva Gomes (Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo – Caatiba); Pe. Joselito Oliveira Cruz (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Iguaí); Pe. Noel Soares Novais (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Cândido Sales); Pe. Carlos Barbosa Sampaio (Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Candeias); Pe. Samuel Farias Lomes (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Encruzilhada); Pe. Euvaldo Santana da Silva (Diocese de Itabuna – Itororó); Pe. Adson Coelho Santos Matos (Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus – Bom Jesus da Serra); Pe. Geneildo Almeida Lima (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo); Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão (Pároco da Paróquia São José – Itapetinga); Pe. Josué Vieira Santos (Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo); Pe. Clovis Rodrigues Silva (Administrador da Paróquia Bom Jesus); Pe. Lucas dos Santos Pereira (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis); Pe. Nailson Gonçalves dos Santos (Reitor do Seminário Propedêutico Bom Pastor – Itapetinga); Pe. Edvaldo Filipe Gomes Cruz (Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena – Maiquinique); Pe. Lucas da Conceição Sousa (Pároco da Paróquia Santo Antônio – Itarantim); Pe. Eugênio Santos Gonçalves (Pároco da Paróquia São João Batista – Ribeirão do Largo); Pe. Carmelito Eloísio de Andrade (Pároco da Paróquia Santa Terezinha).

Serviram a liturgia os Diáconos permanentes: Diác. Luciano (Chanceler do Arcebispado), Diác. Antônio de Souza Cerqueira e o Diác. Antônio Dias Ferreira (Colaboradores na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo). Também esteve presente o Diácono transitório: Diác. José Victor Guimarães (Colaborador na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra).

Após a Liturgia Eucarística, uma representante da Paróquia São Sebastião (Belo Campo), dirigiu palavras de agradecimento pelo trabalho pastoral do Pe. Antônio em sua antiga Paróquia. Em seguida, uma representante da nova Paróquia Nossa Senhora Aparecida, trouxe uma fala sobre a história da Paróquia e os primeiros fiéis da mesma. Padre Antônio, agradeceu aos paroquianos de Belo Campo, dizendo: “Hoje, não posso mais chamar vocês de meus paroquianos, mas eu tenho muita alegria de dizer isso: meus amigos, queridos amigos!”. Manifestou o desejo de exercer seu ministério com proximidade e espírito de serviço. Ao final da Celebração, os fiéis puderam cumprimentar o novo Pároco.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida nasce como resposta concreta ao dinamismo pastoral da Igreja em Itapetinga, sendo sinal da vitalidade missionária e do compromisso da Arquidiocese com a evangelização cada vez mais próxima das realidades locais.

Que Nossa Senhora Aparecida inspire e acompanhe o povo desta nova Paróquia e fortaleça o ministério de seu pastor.

Confira alguns registros desse importante momento e logo abaixo, link da transmissão:

 

 

Fonte das Fotos: PASCOM/ Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itapetinga.

 

 

 

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque