A Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista celebrou, no período de 6 a 15 de agosto, o novenário e a festa em honra à sua Excelsa Padroeira, Nossa Senhora das Vitórias. O tema meditado neste ano foi “Com Maria, Mãe da Esperança, Conhecer Jesus Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem!”.
A programação do novenário contou com a participação de vários Presbíteros da Arquidiocese, Bispos e Padres convidados, religiosos e religiosas. Dentre estes, estiveram: Dom Rubival Cabral Brito (Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa), que presidiu a Celebração da 2º noite; Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo de Livramento de Nossa Senhora), presidiu a Celebração da 3º noite; Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo da Diocese de Jequié), presidente da Celebração da 4º noite; Dom José Roberto Silva Carvalho (Bispo da Diocese de Caetité), presidente da Celebração da 6º noite; Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu (Arcebispo Emérito de Vitória da Conquista), presidente da Celebração da 9º noite; Mons. Gilvan Pereira Rodrigues (Bispo auxiliar eleito para a Arquidiocese de Salvador).
Na manhã do dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, que na cidade de Vitória da Conquista se comemora a festa de Nossa Senhora das Vitórias, milhares de fieis passaram pela Catedral Metropolitana para reverenciar e agradecer a Padroeira da cidade.
No dia festivo foram celebradas três missas durante o dia na Catedral Metropolitana, sendo a primeira às 08h, presidida pelo Pe. Irineu Moreira Meira (Pároco). Às 10h, Santa Missa presidida pelo Pe. Wanderson Aminadab Barros (Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e 12h, Missa presidida pelo Pe. Clovis Rodrigues Silva (Administrador Paroquial da Paróquia Bom Jesus – Lagoa das Flores).
No Parque de Exposições Teopompo de Almeida, às 16h, aconteceu a Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes e concelebrado pelo Bispo, Dom Luíz Gonzaga e Mons. Gilvan Pereira. Estavam também presentes os Presbíteros da Arquidiocese e diversos religiosos e religiosas. Milhares de fiéis vindos de diversos lugares da região, lotaram o Parque de Exposições para a Missa festiva, encerrando assim, o novenário com uma grande Celebração.
Estavam também presentes: a prefeita Sheila Lemos, o vice prefeito Aloisio Alan e outras autoridades. Destaca-se que esta foi a primeira festa da Padroeira celebrada após a nomeação de Dom Vítor como Arcebispo de Vitória da Conquista.
Todo povo de Deus pôde elevar a Nossa Senhora sua ação de graças e pedidos durante a Santa Missa. Após a Eucaristia, os milhares de fiéis seguiram em procissão, junto aos clérigos, até a Catedral. A imagem de Nossa Senhora das Vitórias, seguiu em seu andor e foi recebida com fogos de artifícios na Praça Tancredo Neves, antes do momento ser concluído com algumas homenagens e uma bênção.
Nossa Senhora das Vitórias, rogai por nós!
Acompanhe abaixo, matéria sobre a Festa da Padroeira, publicada pelo site da prefeitura de Vitória da Conquista e registros do Novenário e dia festivo:
Missa em celebração à Padroeira Nossa Senhora das Vitórias lota Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Milhares de fiéis católicos foram ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, nesta sexta-feira (15), para celebrar Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira de Vitória da Conquista. As festividades deste ano tiveram o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, Conhecer Jesus verdadeiro Deus verdadeiro homem!”.
A prefeita Sheila Lemos compareceu à missa celebrada acompanhada de membros do governo, do deputado estadual Fabrício Falcão, além dos vereadores Luís Carlos Dudé, Hermínio Oliveira, Cris Rocha, Ricardo Gordo, Léia de Quinho, Andreson Ribeiro e Alexandre Xandó.
Esta é a primeira celebração desde que a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, no mês de junho, demonstrando a importância do evento que mobiliza toda a comunidade católica de Conquista e demais cidades englobadas pela Arquidiocese.
Católica, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da Festa da Padroeira para a cidade, por seu caráter religioso, cultural e histórico. “Hoje, toda a comunidade católica está muito alegre, pois é a primeira celebração depois que a festa de Nossa Senhora das Vitórias se tornou patrimônio cultural de Vitória da Conquista. É uma tarde de muita alegria, celebrando a nossa padroeira, pedindo a ela proteção e também agradecendo por tudo que ela tem feito por nós e pela nossa cidade. Viva Nossa Senhora das Vitórias!”, afirmou.
Também é a primeira festa da padroeira organizada desde a nomeação de Dom Vitor Agnaldo de Menezes como arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista. O prelado, que assumiu a arquidiocese em março, já havia celebrado a missa da padroeira em 2019, como convidado.
A missa solene em honra à Nossa Senhora das Vitórias foi presidida por Dom Vitor, que chegou acompanhado do arcebispo emérito de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Pepeu. Dom Vitor destacou a tradição centenária da festa e a importância do momento para a cidade.
“É um momento, sem dúvidas, ímpar para toda Arquidiocese, para toda a cidade, a festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias. É uma festa que já acontece há mais de cem anos, se tornou tradição. Então, é um momento que, de fato, a gente fica emocionado, fica feliz de ver que a comunidade católica preserva esta festa até os dias de hoje”, afirmou o arcebispo.
A presidente da ala feminina da Comissão de Organização da festa, Dilceneia Pereira, celebrou a integração de diferentes setores da sociedade para a realização do evento. “É um momento de muita alegria e de muita graça, celebrar os 120 anos da festa de Nossa Senhora das Vitórias, que se tornou Patrimônio Cultural da nossa cidade. Só tenho a agradecer a todo o povo de Vitória da Conquista, aos poderes Executivo e Legislativo por todo o apoio, toda a parceria dedicada a nós nesse um ano de preparação para esse grande dia”.
O vereador Luís Carlos Dudé, responsável por apresentar a proposta para reconhecer a Festa da Padroeira como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, ressaltou a história da Festa da Padroeira.
“Nosso mandato propôs e a Câmara aprovou por unanimidade esta lei que coloca a festa de Nossa Senhora das Vitórias como Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso município. Minha gratidão aos meus colegas vereadores e vereadoras, à prefeita Sheila por sancionar a lei. O retrato de tudo isso é o que nós estamos vendo aqui, cerca de 10 mil pessoas dentro do Parque de Exposições. O povo de Vitória da Conquista é um povo de muita fé e, sobretudo, de devoção à Nossa Senhora das Vitórias, nossa padroeira”, disse o vereador.
Uma das milhares de fiéis presentes na missa foi Gizele Vieira, que frequenta as celebrações da padroeira desde criança. “A festa de Nossa Senhora das Vitórias é muito importante pra mim porque é uma tradição que eu carrego desde pequenininha. Então desde criança eu venho todo ano, com muita fé, celebrar esse dia tão importante”.
Já Monize Novaes, mesmo não sendo nascida em Conquista, mantém a devoção à padroeira da cidade que a acolheu. “Nossa Senhora das Vitórias é um símbolo de resistência, de devoção e de amor. Eu sou de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, mas sempre fui devota de Nossa Senhora. Estou aqui representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e me sinto honrada por estar aqui nesse dia tão maravilhoso. Salve Maria!”
Ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão em direção à Catedral Metropolitana. O andor em que a imagem de Nossa Senhora das Vitórias seguiu em procissão é uma representação da Catedral das Flores, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Apoio do Governo Municipal
A Prefeitura Municipal colaborou com a organização da festa em diversas frentes, com o apoio do Simtrans, da Guarda Municipal, das Secretarias de Serviços Públicos, Cultura e Saúde.
Houve o auxílio na preparação dos eventos da festa, com a montagem de parte da infraestrutura no Parque de Exposições, além da organização do trânsito nas imediações do Parque e nas ruas e avenidas por onde passa a procissão luminosa. O apoio também garantiu a segurança dos fiéis, tanto dentro do Parque quanto na área externa e durante a procissão.
Fonte: PMVC
Novenário e Festa
1ª Noite- Presidente: Pe. Dhonis de Jesus Santana
2ª Noite – Presidente: Dom Rubival Cabral Brito (Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa)
3ª Noite – Presidente: Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo de Livramento de Nossa Senhora)
4ª Noite – Presidente: Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo da Diocese de Jequié)
5ª Noite – Presidente: Mons. Gerson de Jesus Bittencourt
6ª Noite – Presidente: Dom José Roberto Silva Carvalho (Bispo da Diocese de Caetité)
7ª Noite – Presidente: Pe. Edvaldo Filipe Gomes Cruz
8ª Noite – Presidente: Pe. Rosenildo Pereira dos Santos
9ª Noite – Presidente: Dom Luíz Gonzaga Silva Pepeu
Dia Festivo – Presidente: Dom Vítor Agnaldo de Menezes
Fonte das fotos: Pastoral da Comunicação (PASCOM) – CATEDRAL
















