Na noite da última sexta-feira, 11 de julho de 2025, a Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista acolheu com alegria e solenidade a Santa Missa presidida por Dom Vítor Agnaldo de Menezes, Arcebispo Metropolitano. Nesta celebração, Dom Vítor apresentou oficialmente à Igreja Particular de Vitória da Conquista o Pálio que lhe foi concedido pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV, no último dia 29 de junho, em Roma, na Solenidade de São Pedro e São Paulo.
O Pálio é um sinal litúrgico que simboliza a comunhão do arcebispo metropolitano com o Papa e sua missão de pastorear em unidade com a Igreja de Roma. Tecido com lã branca e adornado com cruzes de seda preta, ele representa também o compromisso do pastor que carrega sobre os ombros o rebanho confiado a seus cuidados.
Durante a homilia, Dom Vítor destacou o significado espiritual do Pálio, recordando que o arcebispo é chamado a servir com humildade, coragem e fidelidade à missão da Igreja.
A celebração contou com a presença do clero arquidiocesano, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis das diversas paróquias da Arquidiocese.
A Arquidiocese de Vitória da Conquista louva a Deus pelo ministério de Dom Vítor e une-se em oração para que o Senhor continue a fortalecê-lo nesta missão, concedendo-lhe sabedoria, discernimento e coragem para conduzir o povo de Deus pelos caminhos do Evangelho.
Confira alguns registros da Santa Missa de Apresentação do Pálio e abaixo link da transmissão da Apresentação do Pálio e imposição pelo Papa Leão XIV: