A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo celebrou entre os dias 15 e 24 de maio a Novena em honra à Nossa Senhora Rainha da Paz, com expressiva participação dos fiéis.
A Paróquia que tem como pároco o Pe. Geneildo Almeida Lima, viveu momentos de profunda espiritualidade durante nove noites de fé, oração e comunhão. Diversos presbíteros celebraram a Santa Missa e pregaram a Palavra de Deus, refletindo temas que motivaram os fiéis a crescerem na devoção a Santa Mãe de Deus e nossa, a Bem Aventurada Virgem Maria.
Os pontos altos dessa caminhada espiritual aconteceram no sábado, dia 24 de maio, com a Ordenação Diaconal de José Victor Guimarães Assis, Juliano Neres de Campos e Rodrigo Oliveira Silva. E também no domingo, dia 25 de maio quando a comunidade celebrou a Festa em honra a Nossa Senhora Rainha da Paz.
Um grande número de devotos participaram da procissão até a Igreja Matriz, em belíssima demonstração de amor e confiança do povo na intercessão de Maria.
Oração do Papa Francisco em súplica a Nossa Senhora pelo dom da paz no mundo:
“Ó Maria, nossa Mãe, eis-nos aqui de novo na vossa presença. Vós conheceis as dores e os cansaços que nesta hora pesam sobre os nossos corações. Para Vós, erguemos os nossos olhos; sob o vosso olhar encontramos refúgio; e ao vosso coração nos confiamos.
Também para Vós, ó Mãe, a vida reservou provações difíceis e receios humanos, mas fostes corajosa e audaz: tudo confiastes a Deus, respondendo-Lhe com amor e oferecendo-Vos a Vós mesma sem reservas. Como intrépida Mulher da Caridade, apressastes-Vos a socorrer Isabel; com prontidão, acolhestes a necessidade dos esposos nas bodas de Caná; e com fortaleza de espírito, iluminastes no Calvário a noite da dor com a esperança pascal. Por fim, com ternura de Mãe, infundistes coragem aos discípulos atemorizados no Cenáculo e, com eles, acolhestes o dom do Espírito.
E agora Vos suplicamos: acolhei o nosso grito! Precisamos do vosso olhar, do vosso olhar de amor que nos convida a confiar no vosso Filho Jesus. Vós que estais disposta a acolher as nossas mágoas, vinde socorrer-nos nestes tempos subjugados pela injustiça e devastados pelas guerras, enxugai as lágrimas dos rostos sofredores de quem chora a morte dos seus entes queridos, dos filhos, despertai-nos do torpor que obscureceu o nosso caminho e tirai do nosso coração as armas da violência, para que se realize sem demora a profecia de Isaías: «transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra» (Is 2, 4).
Mãe, voltai o vosso olhar maternal para a família humana, que perdeu a alegria da paz e o sentido da fraternidade. Mãe, intercedei pelo nosso mundo em perigo, para que preserve a vida e rejeite a guerra, cuide dos que sofrem, dos pobres, dos indefesos, dos doentes e dos aflitos, e proteja a nossa Casa Comum.
Ó Rainha da Paz, de Vós imploramos, Mãe, a misericórdia de Deus. Convertei os que alimentam o ódio, silenciai o ruído das armas que geram a morte, extingui a violência que grassa no coração humano e inspirai projetos de paz nas mãos de quem governa as Nações.
Maria, Rainha do Santo Rosário, desatai os nós do egoísmo e dissipai as nuvens sombrias do mal. Enchei-nos com a vossa ternura, levantai-nos com a vossa mão carinhosa e dai a estes filhos, a vossa carícia de Mãe, que nos faz esperar o advento de uma nova humanidade onde «o deserto se converterá em pomar, e o pomar será como uma floresta. Na terra, agora deserta, habitará o direito, e a justiça no pomar. A paz será obra da justiça» (Is 32, 15-17).
Ó Mãe, Salus Populi Romani, rogai por nós!”
As celebrações se encerraram no dia 18 de maio com grande alegria e união. A programação contou com a Missa Festiva, seguida de uma animada carreata pelas ruas do bairro, levando a imagem da Padroeira em meio a cânticos e orações. Em seguida, a comunidade se reuniu no salão paroquial para o tradicional almoço, que reuniu mais de 550 pessoas em um verdadeiro momento de confraternização e partilha.
Com o coração cheio de gratidão, a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, agradece a todos que participaram, ajudaram e colaboraram de alguma forma para a realização dessa bonita Festa de fé. Que Nossa Senhora de Rainha da Paz continue intercedendo por cada um, para que o bom Deus os abençoe.
Confira alguns registros do novenário:
1ª Noite – Presidente: Pe. Carlos Barbosa Sampaio


2ª Noite – Presidente: Pe. Luiz Cláudio Pereira Vieira


3ª Noite – Presidente: Pe. Noel Soares Novais


4ª Noite – Presidente: Pe. Reinaldo Cazumbá da Silva – CN


5ª Noite – Presidente: Pe. Alessandro Alves Cardoso


6ª Noite – Presidente: Pe. Rosenildo Pereira dos Santos


7ª Noite – Presidente: Mons. Gerson de Jesus Bittencourt


9ª Noite – Presidente: Dom Vítor Agnaldo de Menezes


Dia Festivo – Presidente: Pe. Geneildo Almeida Lima








