Visita na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida
Neste 6° Domingo da Páscoa (23), o Arcebispo Metropolitano Dom Vítor Agnaldo de Menezes, visitou a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança. Na ocasião, foi celebrado os 25 anos do Banco do Povo com a posse da nova diretoria.
A COTEFAVE foi fundada com a missão de ajudar dependentes químicos em sua recuperação, baseando-se em princípios de solidariedade, de espiritualidade, em tarefas e em soluções de problemas. No espaço, os acolhidos têm acesso a diversas atividades, tanto trabalhos, quanto lazeres.
O Arcebispo visitou as instalações e celebrou a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Edilberto de Araújo Amorim, diretor presidente da Fazenda de recuperação, Pe. Wagner Chaves Santana, Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio, da cidade de Barra do Choça, local onde está localizada a Cotefave e o Pe. Robison Martins da Costa. Os diáconos permanentes Luciano Lima Santana e Hermes Bomfim Filho participaram da celebração.
O prefeito de Barra do Choça, vereadores, funcionários, colaboradores e acolhidos no processo de recuperação também estiveram presentes. Dom Vítor agradeceu ao Pe. Edilberto pela sua dedicação e empenho no serviço prestado às pessoas em situação de dependência química e suas famílias. Ao final da Celebração foi inaugurado um monumento em homenagem ao Papa Francisco, com o plantio de um pé de Castanheira do Pará comemorando os 10 anos da Encíclica Laudato Si (‘Louvado sejas’) sobre o cuidado da casa comum.
Confira alguns registros desse momento:




Visita à Comunidade Canção Nova
O Arcebispo Dom Vítor Agnaldo de Menezes, presidiu a Celebração Eucarística do 6° Domingo da Páscoa, na sua primeira visita a Comunidade Canção Nova em Vitória da Conquista.
A Comunidade Canção Nova é uma comunidade carismática católica, fundada por padre Jonas Abib e reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos como associação internacional privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica (cfr. CIC, cân. 298-311; 321-329) e tem sua sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP), Diocese de Lorena, São Paulo – Brasil.
O termo “Canção Nova” corresponde ao Cântico Novo, tema que perpassa toda a história da salvação: é o cântico dos remidos, o cântico das mulheres e homens novos para o Mundo Novo. A Comunidade Canção Nova assume o compromisso de ser este cântico para a Igreja e para o mundo. A Comunidade Canção Nova pretende ser na Igreja, a “Casa de Maria”, entendendo tal expressão no sentido bíblico: da descendência de Maria, da raça de Maria, sua Mãe e educadora.
A Comunidade Canção Nova é um corpo associativo de fiéis cristãos formado de mulheres e homens; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos, que assumem a vivência mais radical da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em comunidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.
O fundamento da Comunidade Canção Nova é o Evangelho: viver e comunicá-lo de maneira integral, na eficácia do Espírito Santo, enquanto esperam e apressam a vinda gloriosa do Senhor (cf. 2Pd 3,12), deve ser o empenho de todos os membros. A Canção Nova é chamada a ser a Casa de Misericórdia.
A missão Canção Nova chegou em Vitória da Conquista, à convite do então bispo, Dom Celso José, para também contribuir com o crescimento espiritual e social do local e região. A casa foi inaugurada em 15 de agosto de 1997, na festa de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira da Arquidiocese.
Fonte: Canção Nova/ Canção Nova VDC
Confira alguns registros da Celebração:


