O Ano Jubilar 2025, proclamado pelo saudoso Papa Francisco, está sendo um tempo de graça e renovação espiritual para a Igreja.
Nesta quarta-feira (14 maio ), o povo de Deus da cidade de Poções viveu uma noite abençoada. A Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo, se tornou um lugar de peregrinação para todos os fiéis que desejarem obter indulgência plenária de acordo com as orientações da Igreja neste Ano Santo da Esperança.
Por volta das 19h, os clérigos e fiéis saíram em procissão da Igrejinha do Divino em direção a Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, e concelebrada pelos padres do Vicariato São Marcos e outros presbíteros da Arquidiocese. Ao final da celebração, o Arcebispo anunciou a criação da paróquia Santa Rita em julho, que será confiada aos cuidados do Pe. João Santos Pires Júnior, Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo (Poções).
Na quinta-feira (15/05), às 19h em Itapetinga, o Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo, celebrou a Santa Missa concelebrada pelos padres do Vicariato São João e outros Presbíteros. A Celebração ocorreu na quadra do Colégio das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, reunindo grande número de fiéis. O momento foi concluído com a procissão até a Paróquia São José, que se tornou também um local Sagrado de peregrinação dos fiéis da região.
Ao final da Celebração, o Arcebispo anunciou a criação de duas novas Paróquias em Itapetinga, até o final do ano, sendo uma na área da Paróquia das Graças (será a Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e outra na área da Paróquia São José.
A Celebração nestas duas cidades deu início a um tempo de graça, conversão e renovação espiritual para os fiéis das Comunidades Paroquiais de Poções e Itapetinga e das Paróquias circunvizinhas.
A Igreja Católica oferece durante o “Ano Santo” a possibilidade de lucrar Indulgências Plenárias, ou seja, a reparação de todas penas dos pecados confessados até então, por meio das condições comuns (desapego do pecado; confissão sacramental individual dos pecados cometidos; receber a Comunhão na Missa; rezar a Profissão de Fé (credo); o Pai-Nosso, a Ave-Maria pelas intenções do Santo Padre, o Papa unidas às obras específicas do “Ano Santo”.
As obras específicas do Jubileu 2025 que podem ser realizadas diariamente para obter as indulgências, são:
1. Peregrinação a locais Sagrados: além da Paróquia do Divino Espírito Santo em Poções, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias e a Paróquia São José em Itapetinga. Na visita às Igrejas Jubilares, os peregrinos devem realizar piedosamente práticas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, meditação da Palavra de Deus e concluir com a Oração do Pai Nosso, Profissão de Fé (Credo) e invocação da Bem-Aventurada Virgem Maria;
2. Participar de retiros espirituais;
3. Participar de encontros de formação sobre os textos do Concílio Vaticano II ou sobre o Catecismo da Igreja Católica;
4. Praticar Penitência:
– Redescobrir o valor penitencial da sexta-feira, abstendo-se durante pelo menos um dia de distrações fúteis (por exemplo, meios de comunicação e redes sociais) e de consumos supérfluos (por exemplo, jejuando ou praticando a abstinência segundo as normas gerais da Igreja e dedicar uma quantia proporcional de dinheiro aos pobres);
– Apoiar obras de caráter religioso ou social, especialmente em favor da defesa e proteção da vida em todas as suas fases, das crianças abandonadas, dos jovens em dificuldade, dos idosos necessitados ou solitários, dos migrantes dos vários países;
– Dedicar uma parte razoável do seu tempo livre a atividades voluntárias que sejam de interesse da comunidade ou a outras formas semelhantes de compromisso pessoal.
5. Realizar Obras de Misericórdia Corporais e/ou Espirituais, que consistem em colocar em prática a virtude da caridade, através da ajuda aos mais necessitados, visitas aos enfermos e encarcerados, dentre outras.
Confira as fotos abaixo:
Celebração na Paróquia do Divino Espírito Santo – Poções





Celebração na Paróquia São José – Itapetinga




