Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
Formação sobre os Sacramentos reúne centenas de catequistas em Conquista e Iguaí

Formação sobre os Sacramentos reúne centenas de catequistas em Conquista e Iguaí

Testde de legenda

No último domingo, 9 de fevereiro, o Lar Santa Catarina de Sena, em Vitória da Conquista, foi o local do encontro de Formação Catequética que reuniu os Vicariatos São Lucas e São Mateus da Arquidiocese. O evento, que teve como objetivo principal aprofundar conhecimentos sobre os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã, reuniu mais de 100 catequistas.

A formação teve início às 8h com uma oração inicial conduzida pelas irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, seguida pela acolhida dos participantes. Em seguida, o Diácono Luciano ministrou o tema central do encontro: “Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã: Batismo, Eucaristia e Confirmação: Aspectos bíblico, litúrgico, doutrinal e pastoral”. Durante sua explanação, o diácono abordou a importância de cada um desses sacramentos, destacando seus significados bíblicos, litúrgicos e doutrinais, bem como as orientações pastorais para sua celebração e vivência.

Após um breve intervalo para lanche compartilhado, a formação prosseguiu com um momento de animação, seguido pelas oficinas das Dimensões da Catequese Infantil, da Crisma e do Batismo. Sob a condução de Elenice e Ir. Maize, Regina e Stênio, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as particularidades de cada etapa da catequese, trocando experiências e aprendendo novas metodologias para o ensino da fé.

Ao final do encontro, os participantes se reuniram para a oração final, levando consigo o aprendizado e o entusiasmo para darem continuidade à sua missão de evangelização em suas paróquias e comunidades.

 

Encontro de Formação Catequética no Vicariato São Marcos

No sábado, dia 15/02 a Formação Catequética aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí. O encontro foi assessorado pelos membros da Coordenação Arquidiocesana de Catequese, Elenice e Stênio reuniu uma grande quantidade de catequistas das Paróquias que compõem o Vicariato São Marcos. Os padre Joselito, pároco da Paróquia que acolheu a Formação e o Pe. João Júnior, assessor eclesiástico da Catequese no referido Vicariato marcaram presença no encontro. Confira as fotos.

 

 

Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã: Batismo – Crisma – Eucaristia

Os sacramentos são “da Igreja”, no duplo sentido: São “por ela” e “para ela”. São “pela Igreja”, porque ela é o sacramento da ação de Cristo que nela opera, graças à missão do Espírito Santo. E são “para a Igreja: são eles” que fazem a Igreja, porque manifestam e comunicam aos homens, sobretudo na Eucaristia, o mistério da comunhão do Deus Amor, um em três pessoas. (Catecismo da Igreja Católica 1118).

“Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, enfim, a prestar culto a Deus; como sinais, têm também a função de instruir. Não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortalecem e exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam sacramentos da fé. Conferem a graça, a cuja frutuosa recepção a celebração dos mesmos otimamente dispõe os fiéis, bem como a honrar a Deus do modo devido e a praticar a caridade” (SC 59).

Os sete sacramentos são ações de Cristo, por meio da Igreja, que acompanham todos os grandes momentos da vida cristã. O Batismo nos torna cristãos, filhos e herdeiros de Deus, participantes da missão de Cristo e membros da Igreja, na qual somos instruídos e orientados para a vivência cristã (Mt 28,19-20; Jo 3,5). Pela Confirmação, o cristão fica mais perfeitamente unido à Igreja e recebe a força do Espírito Santo, para testemunhar Jesus Cristo, na maturidade na fé (At 2,1-12). Na Eucaristia, o cristão se alimenta com o Pão da vida e da unidade, memorial da morte e da ressurreição do Senhor, alimento espiritual e da comunhão com os irmãos.

Os seres humanos, libertos do poder das trevas, graças aos sacramentos da iniciação cristã, mortos com Cristo, com ele sepultados e ressuscitados, recebem o Espírito de filhos adotivos e celebram com todo o povo de Deus o memorial da morte e da ressurreição do Senhor (RICA, Observações preliminares gerais, nº. 1). O Batismo é a primeira entrada para a participação no mistério do Senhor. Marca o início de um processo de identificação com o Senhor. A Crisma complementa a configuração do batizado a Cristo e encaminha-o para a participação na Eucaristia. (CNBB, Doc. 107, nº 130).

Há um nexo profundo entre a realidade dos sacramentos da iniciação e o itinerário catecumenal que a eles conduz. Em determinados períodos da história da Igreja, foram até chamados conjuntamente de “o sacramento da iniciação”, para expressar sua profunda interação. Isso é importante para que superemos a atual fragmentação existente entre os três sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Urge recuperar a unidade pastoral entre os três sacramentos da iniciação à vida cristã. São integrados no mesmo caminho de fé, como experiência vital e de crescimento no seio de uma comunidade eclesial. São etapas de um único processo de mergulho na vida iluminada por Cristo e testemunhada na Igreja. (Doc. 107 CNBB, nº123,126)

Os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia são os fundamentos de toda a vida cristã. “Os fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade” (Paulo VI, Const. Apost. Divinae Consortium Naturae).

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque