Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
/
65 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças: Santa Missa em ação de graças é celebrada na Matriz

65 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças: Santa Missa em ação de graças é celebrada na Matriz

Testde de legenda

Na última sexta-feira (11/10), a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista, comemorou os seus 65 anos de Paróquia. Precedida por um momento mariano, a Comunidade Paroquial celebrou a Santa Missa em ação de graças, presidida pelo Pe. Frenilson da Conceição Brito, Pároco da Paróquia, concelebrada pelo Pe. Carmelito Eloísio de Andrade, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, pelo Pe. Lucas da Conceição Sousa, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, e assistida pelo Diác. Permanente Hermes Bomfim Filho, o qual atua na Paróquia.

 

 

Confira, abaixo, um resumo da história da Paróquia das Graças de Vitória da Conquista.

Breve histórico da Paróquia Nossa Senhora das Graças

A história da Paróquia Nossa Senhora das Graças tem seu início com a sensibilidade do então pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, o Frei Isidoro de Loreto O.F.M. Cap, que vendo “a cidade já grande e se espalhando aqui e acolá (…)” providencia construir mais umas igrejas ou capelas nos diversos bairros em Vitória da Conquista. E no dia 29 de maio de 1949, autoriza a construção da primeira capela dedicada à Nossa Senhora das Graças. No dia 10 de dezembro de 1950, como cita o frei nos anais da paróquia, “o bairro onde se encontra a capela com ar de festa”, cita o frei, “fogos e foguetes anunciavam a alegria de todos”, abençoando e inaugurando a nova capela.

Aos onze dias do mês de outubro de 1959, a comunidade de Nossa Senhora das Graças, situada na Avenida Otávio Santos, é declarada PARÓQUIA pelo Revmo. Bispo Diocesano D. Jackson Berenguer Prado, cuja celebração foi dada posse ao seu primeiro pároco, o Pe. Emanoel Silva Moreira, estando à frente desta missão até o ano de 1962.

Nos 10 anos seguintes, até 1973, ocorreram muitos registros importantes, como a posse do Revmo. Bispo Dom Climério de Almeida Andrade, concedendo posse na paróquia das Graças, respectivamente, Frei Anscário Hidebrando, Pe. Eugênio Csizmasia, Pe. Henrique Failla e Pe. Luís Mosconi com um grupo de padres oriundos da Itália recebendo o documento de provisionados, sendo eles: Pe. Luís Mosconi, Pe. Virgílio Zuffada e Pe. Pedro Callegari.

Em 1971, nas férias do Pe. Luis Mosconi, alguns leigos ficaram à frente da Evangelização, o qual destacamos a valiosa cooperação da professora Edvanda Maria Teixeira, destacando-se nos trabalhos de evangelização nas comunidades, ficando conosco até 1978, encerrando sua missão para o descanso eterno na glória celeste.

Nos dois anos seguintes, chegaram para compor a equipe de sacerdotes da paróquia, os italianos Pe. José Calamari e Pe. João Pedro Franceschini, com a missão de atuarem nos trabalhos pastorais, com a juventude e assistência ao movimento de Cursilhos.

No fim do ano de 1978, a paróquia se despede dos Padres Luis e Pe. Afonso, passando a responder pela paróquia os Pe. José Calamari e João Pedro Franceschini.

Anos depois, a diocese, já na gestão do Revmo. Bispo Dom Celso José Pinto da Silva, dá posse, no ano de 1985, ao pároco da Paróquia das Graças, o padre Idálio da Rocha Gama, declarando na mesma cerimônia, o desmembramento oficial das Paróquias: Nossa Senhora das Graças, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora das Candeias.

Em 1990, a paróquia é assumida pelo padre Valdemir Ferreira dos Santos, ficando à frente dos trabalhos até 1997. Durante sua gestão ocorreu a criação da Pastoral do Menor (em 1995) e o início da construção do novo templo da Paróquia, situada na Rua Valdemar Sá Porto (em 1996).

Tomada posse em março de 1998, o Padre Carmelito Eloísio de Andrade assume a Paróquia das Graças com a missão de trabalhar em prol da conclusão das obras da nova Matriz. No fim do referido ano, falece a senhora Floripedes Benjamim Viana, doadora do terreno onde foi construída a Capela Nossa Senhora das Graças, que funcionou como Paróquia durante 40 anos.

Se despede da Diocese, no ano de 2001, Dom Celso José, para assumir a missão de conduzir a Arquidiocese de Terezina. Nessa cerimônia de despedida, são ordenados 5 Diáconos, dentre eles, Raul Ângelo e Silva, da Paróquia das Graças. Ainda nesse ano, o Conselho Pastoral, em acordo com os padres consultores do clero da Diocese, decidem por vender a casa Paroquial situada na Rua Valdemar Sá Porto, e a antiga Paróquia da Rua Otávio Santos, com a finalidade de concluir a nova Matriz.

No ano de 2002, é implantada na Paróquia das Graças o Encontro de Casais com Cristo, sob a Coordenação do Casal Roberval e Corina, tornando-se a paróquia primogênita na diocese de Vitória da Conquista, levando a experiência a muitas outras paróquias do Vicariato São Lucas. Ainda nesse mesmo ano, deram início à construção da Capela da comunidade São José, no Bairro Alto da Boa Vista.

Um momento de forte comoção em 2006, que repercutiu em toda cidade de Vitória da Conquista em toda sua diocese, foi a trágica notícia da morte do Monsenhor, o italiano Bruno Baldacci.

O ano de 2007 ficou marcado pela despedida do Arcebispo D. Geraldo Lyrio Rocha, assim como também a ordenação copal de Dom Zanoni Dementino Castro, primeiro bispo nascido em Vitória da Conquista. No ano seguinte, toma posse na Arquidiocese desta cidade o Rvemo. Frei Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu.

Aos dez dias do mês de outubro de 2009, o Padre Carmelito declarou inaugurada a nova Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Ocupando um espaço de 1.100 m², composta de uma estrutura contendo sua nave Matriz, Centro Pastoral, secretaria paroquial, apartamento para moradia do pároco, salão paroquial, Capela do Santíssimo, cantinho da Criança dentre outras benfeitorias.

No dia 31 de dezembro de 2009 o Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Gonzaga silva Pepeu, nomeou Pe. João Santos Cardoso como o novo pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, que, com habilidade, traquejo pastoral, sensibilidade aos jovens e as questões sociais, pastoreou o rebanho a ele confiado aqui em nossa querida paróquia. Pe. João ficou apenas dois anos, pois, no dia 14 de dezembro de 2011, o Sumo Pontífice, Bento XVI o nomeou bispo da diocese de São Raimundo Nonato.

Assume o governo pastoral Pe. José Mozart Tanajura Júnior no dia 30 de abril de 2012, ficando na paróquia até o dia 15 de abril de 2014. Depois de uma série de discernimento, reflexões, vida pastoralmente, o referido padre decide deixar o ministério, acontecimento que marcou a vida paroquial, ao tempo, que a missão se expande como Deus planeja.

Com a saída do padre Mozart, Pe. Edmilson e Pe. Gerson assumem os trabalhos pastorais, na condição de cooperadores e administradores. Tempo leve, tempo de acompanhamento, de oração e de escuta, de reorganização da vida pastoral e comunitárias.

Em 15 de abril de 2014, Pe. Gerson de Jesus Bittencourt assume a paróquia como o XII pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Em sua gestão, houve a aprovação pelo Conselho Pastoral e o Conselho Econômico da Paróquia para aquisição de um apartamento na Avenida Crescêncio Lacerda, atual residência do sacerdote paroquial, adquirido em 02 de agosto de 2017. Ao dia 18 de fevereiro de 2019 realizou-se a cerimônia de Ordenação de 4 diáconos permanentes, dentre eles o irmão Hermes Bomfim Filho da paróquia.

Na data de 09 de outubro de 2019, o Papa Francisco aceita a renúncia de Dom Luiz Pepeu, tornando-se arcebispo-emérito, e tendo como sucessor Dom Josafá Menezes da Silva, terceiro Arcebispo desta Igreja Particular.

Os paroquianos se despedem do Padre Gerson em novembro de 2022. No dia 29 de janeiro de 2023, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Josafá, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a posse canônica do Pe. Frenilson da Conceição Brito que, até então, está à frente das atividades pastorais e paroquiais desta comunidade, trazendo consigo o dinamismo atuante nas comunidades de base, e como feito concreto, inaugura a instalação da comunidade Universitária situada na UNEX, bairro recreio, assim como a reserva de um novo espaço para Comunidade São Francisco, bairro Conquistinha.

Compartilhar:

Tags:

Notícias em Destaque