Arquidiocese de
Vitória da Conquista

/
/
33ª edição do Curso para os Bispos do Brasil reflete sobre a antropologia e a crise cultural atual

33ª edição do Curso para os Bispos do Brasil reflete sobre a antropologia e a crise cultural atual

No dia 22 de janeiro deste ano de 2024, foi iniciada a 33ª edição do Curso dos Bispos do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Este Curso é realizado todos os anos no Centro de Estudos do Sumaré desde 1990, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e traz aos Bispos do Brasil que participam do encontro temas relacionados à espiritualidade, pastoral e à teologia.

Para este ano de 2024 foram mais de 80 bispos inscritos, aos quais o Cardeal Orani João Tempesta acolheu e saudou no primeiro dia do evento. O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, e o Arcebispo Emérito, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMcap, participaram do 33º Curso dos Bispos, que se encerrou no dia 26 de janeiro e trouxe à meditação o tema “Antropologia Integral e a Crise da Cultura Atual: reflexões, consequências e encaminhamentos pastorais”. Os congressistas desta edição foram o Cardeal José Tolentino de Mendonça (Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação), Dom Ignazio Sanna (presidente da Pontifícia Academia de Teologia), Pe. Antonio Spadaro, sj (Subsecretário Nomeado do Dicastério para a Cultura e a Educação), Pe. Luís Henrique Eloy e Silva (Reitor da PUC-Minas) e Dom Joel Portella Amado (presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB). Houve, ainda, a participação de Dom Jaime Spengler, atual Presidente da CNBB.

Na programação, foram realizadas oito conferências, bate papo com os congressistas e Santas Missas diárias, além da oração do Ofício Divino.

Fotos: Bruno Carvalho

Compartilhar: