Neste último sábado (14/09), aconteceu o 1º Encontrão do movimento eclesial do Terço dos Homens do Vicariato São Lucas, no alto do Cristo de Mário Cravo, guiado sob o tema “motivados pelo ano da oração, aos pés da Cruz com Maria”. A programação do evento iniciou-se com a oração do Santo Terço, seguido da celebração da Santa Missa.
Esta Celebração Eucarística, na qual celebrou-se o dia litúrgico da Exaltação da Santa Cruz e também a comemoração do dia do Terço dos Homens em Vitória da Conquista, foi presidida pelo Administrador Arquidiocesano, Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, e concelebrada pelos Reverendíssimos: Frei Sebastião Dias Mendes, OFMCap, Assistente Eclesiástico do Terço dos Homens na Arquidiocese; Pe. Reinaldo Reis Santos Lima, CSS, Pároco da Paróquia Santa Luzia; Pe. André Costa Santos, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Candeias; Pe. Wanderson Aminadab Barros Oliveira, Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; e assistida pelos Diáconos Permanentes, José Dias do Nascimento e Miron Dias dos Santos.
O evento contou com a presença de numerosos homens do Terço e fieis das Paróquias deste Vicariato. Confira, em seguida, alguns registros do 1º Encontrão do Terço dos Homens.
Fotos: PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
História do Terço dos Homens
A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió/AL. Esse grupo não teve continuidade.
Sob a orientação do Pe. Américo Vasconcelos, Salesiano, e da Sra. Oneida Araújo da Silva, germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens.
O Pe. José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, tendo conhecimento dessa iniciativa, resolveu experimentá-la no Santuário da Nova Evangelização, na Diocese de Olinda-Recife (PE) e o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento. Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome Terço dos Homens Mãe Rainha veio em março de 2007.
A nível nacional, o Terço dos Homens foi se organizando como um movimento, tendo como Bispo referencial o Arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira e segundo o secretário-geral do Terço dos Homens no Brasil, Glayson Lozer, “estima-se que mais de 1 milhão de homens façam parte dessa imensa família mariana”.
O Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído após a Lei 14.558/2023 ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de abril de 2023. A iniciativa de criação da data no Congresso Nacional foi do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que apresentou um Projeto de Lei. No Senado, o relator foi Wellington Fagundes (PL-MT). O senador explica em seu relatório, inclusive, que o dia 8 de setembro foi escolhido para a celebração da data porque nele ocorreu a primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, instituído, em 1936, por Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe).
Fontes: https://www.acidigital.com/noticia/57420/fundador-do-terco-dos-homens-teve-dois-filhos-padres
https://noticias.cancaonova.com/igreja/pela-primeira-vez-dia-nacional-do-terco-dos-homens-e-celebrado-no-pais/
https://tercodoshomens.org.br/conheca/