As Paróquias São Sebastião da Arquidiocese de Vitória da Conquista (em Belo Campo e Itambé), começarão seus Novenários neste dia 11 de janeiro de 2024, dando início à festividade de seu Padroeiro. Para conhecer algo mais sobre a vida deste grande santo, aqui se encontra um breve resumo da história de sua vida.

Natural de Milão, Sebastião foi um alto oficial do exército imperial. Diocleciano o estimava pelas suas qualidades, mas não suspeitava que fosse cristão. Por isso, foi condenado, sobrevivendo às flechadas, mas foi açoitado até a morte. Ajudou os cristãos encarcerados e converteu militares e nobres.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. O imperador mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288, foi duramente martirizado.

Oração:
“São Sebastião que foste flechado pelo povo, mas também pelo amor divino, colocai em nós essa ferida de amor que não sara e não se cansa de procurar o amado de nossas vidas até às últimas consequências. Amém.”
São Sebastião, rogai por nós!

Fontes:
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/01/20.html 

Para a programação da Festividade nas duas Paróquias, acompanhe, em seguida, o cronograma:

Belo Campo

Itambé