Durante todo mês de Dezembro a Associação Nossa Senhora das Dores, que tem como missão servir Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do pobre, realizou diversos eventos voltados para populações carentes do município de Itapetinga-BA, o “Natal dos Pobres”, que está em sua 11° edição. No domingo 03, foi realizado o “Dia da Beleza” com os mais diversos atendimentos de estética, contando com mais de 40 profissionais da área prestando serviço como voluntários. Nos dias 16 e 17, foi realizada a Celebração com as crianças nas duas comunidades assistidas, com a distribuição de mais de 500 brinquedos arrecadados na Campanha de Natal. Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro foram distribuídas nas casas das famílias cadastradas e nas suas sedes mais de 1000 cestas de Natal com frango e panetones da obra social de Irmã Dulce.

Na última segunda-feira, 25, celebrando o Natal de Jesus, aconteceu a última ação da 11° edição do “Natal dos Pobres”. Dom Josafa, esteve presente na programação pela terceira vez, almoçando junto à comunidade.

A programação aconteceu nas duas Casas de Misericórdia da ANSD, localizadas em bairros periféricos de Itapetinga: Santa Missa presidida pelos Padres Nailson Gonçalves e Frei Ricardo, Cordel de Natal com a turma do Teatro Arte-Sacra Sanctus, apresentações de crianças da comunidade, e o encerramento com a almoço de Natal para cerca de 500 pessoas. As Irmãs dos Pobres também participaram, durante a Campanha de arrecadação e os eventos do Natal, servindo a comunidade e apoiando o trabalho.

Dom Josafá, durante o momento de oração, falou sobre a relação da Nossa Senhora das Dores e a Nossa Senhora do Presépio: “a gente podia pensar que, Nossa Senhora que está no presépio não é a das Dores, a das Dores é a da Cruz, mas a do presépio já é a das Dores, porque tudo que acontece na Cruz já acontece ali no presépio, ela teve que por o Filho dela no lugar onde os animais comiam. Então, não ter um lugar para colocar o próprio Filho, já é a primeira dor de Nossa Senhora. Então, nós queremos invocar, Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!”

O presidente da Associação, Bruno Correia, em nome de toda comunidade assistida, e todos que fazem parte da Associação, agradeceu a Dom Josafá pelo incentivo ao trabalho, além da presença paternal também o apoio com materiais e recursos para a Campanha.