A Diocese de Barra, pertencente à Província Eclesiástica de Feira de Santana, recebeu oficialmente neste último sábado, dia 30 de setembro de 2023, no rito de posse, seu Bispo diocesano, Dom João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, sendo o nono empossado e sucessor de Dom Luiz Flávio Cappio, OFM, agora Bispo emérito de Barra.

O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, se fez presente na solene cerimônia de posse. A celebração aconteceu às 17h00, em frente à Catedral Diocesana São Francisco das Chagas e teve a presidência iniciada por Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana.

A santa missa começou com a tradicional Marcha da Igreja. Foi lida a Bula Papal, na qual o Santo Padre designou Dom João Batista como Bispo de Barra. Em seguida, Dom Luiz Cappio entrega o báculo ao novo bispo diocesano e a presidência da celebração foi passada para este.

Todo o rito da santa missa seguiu normalmente e, ao fim, o clero da diocese, além de todo o povo de Deus, acolheu também o seu mais novo pastor.

Estavam presentes autoridades civis e locais, políticos, tais como o Prefeito Municipal, o Governador do Estado, entre outros.

Fotógrafo/Uelder Negrão – Acervo do Santuário do Bom Jesus da Lapa