Na tarde de sábado, 26 de agosto de 2023, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral Metropolitana a Santa Missa com o rito de Ordenação Diaconal dos Seminaristas João Santos Pires Júnior e Pericles Silva Gomes.

Logo após a proclamação do Santo Evangelho, os candidatos foram chamados a se aproximarem para, assim, dar início ao rito da Eleição do Candidato propriamente, respondendo “presente”.

Em seguida, o Reitor da Comunidade da Teologia, Pe. Alessandro Alves Cardoso, apresentou os Seminaristas como candidatos à Ordem do Diaconato a Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano.

Em sua homilia, o Metropolita embasou a Ordenação, o grau do Diaconato e sua missão utilizando as Sagradas Escrituras e trouxe, ainda, os textos utilizados na Liturgia da Palavra para o contexto da vida dos dois candidatos.

Terminada a homilia, deu-se início ao Propósito do Eleito, no qual os candidatos declaram em bom tom seu desejo de guardar o celibato, de serem comprometidos e fieis ao Ofício Divino, e prometem, perante o Ordinário, obediência e ele e a seus sucessores.

Então, começou em seguida a Ladainha de Todos os Santos ou Prece Litânica e se sucedeu a Imposição das mãos e a prece de ordenação.

Ao canto da música “a caminhada”, do saudoso Pe. Léo, SCJ, os Diáconos foram paramentados e na conclusão de todo rito, o Arcebispo entregou-lhes o Evangeliário, em sinal da missão de pregarem aquilo em que creem (o Evangelho) e cumprirem o que ensinam.

Assim, terminado o Rito de Ordenação, a Santa Missa deu continuidade em sua Liturgia Eucarística, na qual os novos Diáconos assistiram o Arcebispo e auxiliaram na mesa da Eucaristia.

Após a oração de pós-comunhão, o Pe. Lucas da Conceição, Chanceler do Arcebispado, leu a Ata de Ordenação Diaconal de João e Pericles. Em seguida, os Diáconos fizeram o agradecimento e o Arcebispo entregou-lhes suas Provisões e comunicou à assembleia, resultando no seguinte:

Rezemos por estes irmãos eleitos que entregaram suas vidas a Deus sem reserva e de forma definitiva, para que, seguindo-O mais de perto, possam santificar suas vidas e o Povo de Deus.

Fotógrafo/Olhar de Fé: Gabriel Dias