Entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023, aconteceu o XVI Nordestão de Presbíteros, na cidade de Salvador – BA, no qual foi refletido o tema “Presbíteros no Nordeste: memórias e alegrias da vida e vocação.”

O encontro recebeu representantes do presbitério de todos os regionais do Nordeste, totalizando 180 padres. Dessa forma, a Arquidiocese de Vitória da Conquista esteve representada pelos padres Dhonis de Jesus, Alexandre Márcio, Rosenildo Pereira e Ariosvaldo Aragão, presidente da Comissão Regional de Presbíteros desde 2017 sendo, portanto, o anfitrião deste Nordestão, mas que neste último encontro encerrou seu tempo na presidência. O novo presidente da Comissão é o Pe. Derneval José Santos, da Diocese de Jequié.

No que se refere ao encontro, os padres presentes puderam desfrutar da assessoria do Frei Aloísio Fragoso, OFM, o qual abordou questões relevantes para o ministério sacerdotal, como a crescente busca da verdadeira identidade do presbítero, a importância de situar o ministério sacerdotal na atualidade e dirigiu a atenção de todos para a eclesiologia do Papa Francisco.

A santa missa de abertura foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador, e concelebrada por diversos Bispos e pelos padres presentes no encontro.

Confira, abaixo, a reportagem sobre o XVI Nordestão de Presbíteros, produzida pelo Regional NE III e algumas imagens do encontro.

Missa de abertura

Frei Aloísio Fragoso, OFM