Neste dia, 4 de agosto de 2023, no qual a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, também se comemora o Dia do Padre.

É com imensa alegria a Arquidiocese de Vitória da Conquista saúda e parabeniza a todos os sacerdotes de sua jurisdição, os diocesanos incardinados, não incardinados e também os religiosos.

A celebração deste dia torna-se ainda propícia para que todo povo de Deus tenha em seu coração a gratidão pela doação de cada um de seus pastores, uma vez que “para realizar uma obra tão grande – a da Redenção – Cristo está sempre presente na Igreja, principalmente nas ações litúrgicas. Está presente no Sacrifício da Missa, tanto na pessoa do ministro – ‘oferecendo-se agora por ministério dos sacerdotes aquele mesmo que se ofereceu a si próprio na cruz’ -, como, sobretudo, sob as espécies eucarísticas”. (Concilio Vaticano II, Const. Sacrosantum Concilium 7; Cf. Concilio de Trento, Doutrina acerca do Santíssimo Sacrifício da Missa cap. 2)

Supliquemos, portanto, ao Senhor, que nos envie santos operários e santifique os que já disseram seu “sim”, a fim de que, a exemplo do Seu pastoreio, possam dirigir muitas almas para o Céu.