No dia da celebração da Festa de Nossa Senhora Carmo, 16 de julho de 2023, o Arcebispo, Dom Josafá Menezes, padre Uilton, pároco da Paróquia São José (Itapetinga), padre Wagner, pároco da Paróquia São João Batista (Ribeirão do Largo), padre Lucas da Conceição, vigário paroquial da mesma paróquia e mais três seminaristas da Arquidiocese de Vitória da Conquista estiveram em Almenara, onde participaram da cerimônia de posse de Dom José Hamilton de Castro como novo Bispo diocesano de Almenara. A celebração aconteceu no Ginásio de Esportes, Dr. Cândido M. Neto.

A posse canônica foi presidida pelo Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, C.SsR. e estavam presentes também outros Bispos e Arcebispo: Dom Dário Campos, Arcebispo de Vitória, Dom José Lanza, bispo de Guaxupé, Dom José Edson de Eunápolis, Dom Messias, bispo de Teófilo Otoni e Dom Otacílio de Guanhães.

Dom Darci fez o acolhimento e entregou o báculo ao novo Bispo da Diocese, como previsto no rito de posse. Já na homilia, Dom José Hamilton fez seu agradecimento ao Administrador Diocesano pela administração da Diocese durante o tempo de vacância e a todos os que contribuíram com o evento.

Atualmente, o clero de Almenara é composto por cerca de 20 padres, incluindo religiosos.