Aconteceu na noite da última quarta-feira, 22 de março, a Sessão da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, organizada pelo Vicariato São Lucas.

A temática da sessão foi a Campanha da Fraternidade 2023, que está sendo trabalhada a “Fraternidade e Fome”, acompanhada do lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A procedência foi assim: o Presidente da Câmara, Herminio Oliveira, deu início a sessão, convocando a mesa que foi composta da seguinte maneira:

  • Dom Josafá Meneses da Silva – Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista;
  • Pe. Frenilson da Conceição Brito – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral;
  • Mons. Gerson Bitencourt – Vigário Geral da arquidiocese de Vitória da Conquista;
  • Pe. Edmilson José dos Santos – Reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias;
  • Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão – Vigário do Vicariato São Lucas;
  • Ir. Cristina – representando as religiosas e o lar Santa Catarina de Sena;
  • Dr. Edgard Larry, secretário de Educação.
  • Prof. Cláudio Oliveira de Carvalho – Professor da UESB;
  • Capitã do 9º Batalhão de Polícia Militar de Vitória da Conquista, Maria Alice de Santana – Patrulha Solidária.

Em seguida foi passada ao Pe. Frenilson Brito, a palavra, que fez a saudação de abertura e convocou a equipe de Coordenação de Pastoral, nas pessoas da Ir. Liete, Jaqueline e Maria Aparecida, para conduzirem a oração inicial.

O Padre continuou com a apresentação do evento e convidou o Arcebispo Metropolitano que fez a breve apresentação da CF 2023, mostrando de forma suscinta o objetivo da campanha, consequentemente o tema, que fora posteriormente desenvolvido, pelo Pe. Edmilson José.

Antes da segunda fala, foi recitado por uma professora o poema, “O Bicho”. Após, foi-se convidada a professora nutricionista, doutora e mestra, Vivian Honorato, que apontou dados relacionados a fome, enfatizando no que a fome pode levar, chegando em casos graves, a morte.

Foi convidado o professor, mestre e doutor, Cláudio Oliveira, para falar dos direitos humanos à alimentação adequada e indispensável.

Para finalizar as falas dos convidados, Regina Dantas, membra do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar de Vitória da Conquista), destacando em sua fala, a citação da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, de 2015.

Um ator, com trajes típicos de um sertanejo, fez a recitação de um último poema, por nome, “Desabafo do Caboclo”, chamando a atenção de todos para si, tanto pela atuação, quanto pela mensagem transmitida através dos versos.

Pe. Frenilson fez a sua fala de conclusão, resumindo o sentido da CF 2023, falando a todos o que se pode fazer nesse e em outros períodos. Ao fim, o mesmo entregou ao Presidente da Câmara, a condução, que deu seguimento a sessão, chamando para falar em nome da prefeita, o secretário de educação, Dr. Edgard. Depois, alguns vereadores se prostaram dispostos ao uso do direito de falar, e usou para fazer críticas, parabenizações e outros comentários relacionados ao tema da noite e órgãos que são responsáveis pela questão social das pessoas.