Aos 15 dias do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de 2023, às 18h30, na capela da Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias, em Belo Horizonte – MG, Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, deu Posse Canônica ao Revdo. Pe. Alessandro Alves Cardoso, Presbítero Diocesano da Arquidiocese de Vitória da Conquista, nomeado por provisão da Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, datada de 10 de janeiro de 2023, no ofício eclesiástico de Reitor da Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitória, em Belo Horizonte (MG).

A Celebração Eucarística contou com a presença de alguns reitores, formadores e padres da Arquidiocese de Belo Horizonte, seminaristas, religiosos e leigos.

Na Missa de Apresentação do novo Reitor da Comunidade de Teologia, Dom Josafá Menezes Instituiu no Ministério de Acólito o Seminarista Rodrigo Oliveira Silva, 4º ano de Teologia. E Instituiu no Ministério de Leitor os Seminarista Juliano Neres de Campos e José Victor Guimarães Assis, ambos do 3º ano de Teologia.

O acólito é instituído para ajudar o Diácono e ministrar ao Sacerdote. É, pois, ministério seu, cuidar do altar e auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a sagrada comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. (Cerimonial dos Bispos, nº 808)

O Leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. É assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

Ademais, é-lhe confiada a missão especial, dentro do povo de Deus, de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos. (Cerimonial dos Bispos, nº 749)