Na manhã deste sexta-feira, 10 de fevereiro, por volta de 11h40, aconteceu a posse canônica do Pe. Irineu Moreira Meira, como Ecônomo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, ocorrida na Cúria Metropolitana.

Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano, conduziu a cerimônia, iniciando com uma oração e em seguida apresentando o Pe. Irineu, e depois, os funcionários arquidiocesanos ao novo ecônomo.

Esteve presentes alguns Padres como, Mons. Gerson, Vigário Geral; Pe. Frenilson, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Pe. Rafael, Chanceler do Arcebispado; Pe. Geneildo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente, e o Diac. Altamirando. Também se fez presente Dr. Rui Medeiros, Assessor Jurídico.

Pe. Rafael, fez as leituras da função que exerce um ecônomo segundo o Código do Direito Canônico, leitura da provisão da nomeação e também as leitura do juramento que o Pe. Irineu professou diante do Arcebispo Dom Josafá com a mão direita no Evangelhos.

Ao novo ecônomo foi entregue a provisão. E ao fim da cerimônia, foi realizada as falas de boas vindas dirigidas por Dom Josafá, Mons. Gerson, Dr. Ruy e em nome dos funcionário, Simara. Em agradecimento Pe. Irineu fez seu cumprimentos ao Arcebispo, pela missão confiada e disse: “Eu vim para servir mais ainda a Igreja de Cristo. Essa é minha missão!

Terminada as falas, foi assinada a ata. Logo após, todos os convidados e funcionários, dirigiram-se para um almoço de confraternização.