Na manhã da última sexta-feira, 9 de dezembro, ocorreu a Santa Missa Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes, em ocasião do encerramento do ano letivo 2022 do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias.

Estivam concelebrando alguns Padres da Arquidiocese de Vitória da Conquista, como o Pe. Frenilson, Reitor do Seminário de Filosofia e o Pe. Uatos, Reitor do Seminário Propedêutico, além dos Padres, Gilberto da Diocese de Caetité e José Rocha, Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Fizeram presentes professores, amigos e alguns familiares dos seminaristas.

Na homilia, Dom Josafá Dom Josafá refletiu sobre a liturgia do dia, relatou o dia anterior que foi Festejado a Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, expressou a grandiosidade da beleza de Maria, a Imaculada. Refletiu também sobre a fala do Papa Francisco, que Maria tem a graça original, ou seja, o chamado original para a santidade que foi feito à ela para assumir a Missão na qual teve.

Ao fim da Celebração Eucarística, no momento dos avisos e mensagens, dadas pelo Pe. Frenilson, que deu alguns os avisos sobre o fim e o início do ano letivo no próximo ano. Em seguida Dom Josafá fez o pronunciamento oficial sobre as transferências e nomeações a serem realizadas no Clero da Arquidiocese, ficando assim nas casas de formações e instituto a partir do próximo ano:

  • Reitor do Seminário de Teologia (Belo Horizonte) – Pe. Alessandro Alves Cardoso;
  • Reitor do Seminário de Filosofia (Vitória da Conquista) – Pe. Edmilson José dos Santos;
  • Reitor do Seminário Propedêutico (Itapetinga) – Pe. Nailson Gonçalves dos Santos;

Após os avisos e agradecimentos do Arcebispo, o Seminarista Célio do 3º ano, leu a mensagem em agradecimento a todos pelas contribuições dadas durante os 3 anos para a turma que está finalizando o curso e também aos demais que chegaram neste ano. Pe. Zenilton, em nome do Clero também fez seus agradecimentos aos padres e à Dom Josafá.

Para finalizar, Pe. Frenilson agradeceu pelo período que esteve na reitoria do Seminário de Filosofia, disse em está grato pelo trabalho prestado a toda área vocacional Arquidiocesana, aos Seminaristas que por ali passaram e aos que ficam, desejando perseverança.

A lista completa das transferências e nomeações pode ser conferida aqui!