No dia 11 de novembro de 2022, Dom Josafá abençoou a Revitalização do Cruzeiro da cidade Vitória da Conquista – BA, primeiro símbolo cristão inaugurado na Serra do Periperi, em 15 agosto de 1926, por ocasião dos Festejos de Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da cidade.

Quando fixado pela primeira vez, foi uma cruz de madeira, vindo a ser substituída por uma de cimento, na gestão do então Prefeito, Raul Ferraz.

Os responsáveis pela edificação do Cruzeiro foram: Sinfredo Pedral Sampaio – Engenheiro Agrônomo, Durval Costa Pinto – Comerciante e Dona Cândida Silveira Cardoso, que tinha forte atuação política na cidade.

Essa Revitalização do Cruzeiro de 2022, foi realizada pela empresa Santo Ofício – Conservação e Restauro, dos restauradores Ricardo Moreira e Tailana Janoski, com a participação técnica do AR5 em Construção.

Em uma das falas do Arcebispo, ele disse: “O conceito de patrimônio, parte do pressuposto de pertencimento. Patrimônio está diretamente ligado a herança; etimologicamente a palavra vem do Latim patrimonium (patri – pai e monium – recebido). Logo, estes conceitos ao serem relacionados ao patrimônio histórico-cultural, nos remetem a um sentimento de identidade e pertencimento. Neste viés queremos tocar o coração de todos os conquistenses e mostrar que ao compasso dos anos esse marco histórico-religioso, que desde 1926 está presente em nossa querida cidade, é sim nossa herança histórica, da qual devemos sentir-nos proprietários.”

Dom Josafá lembrou também do Bispo homenageado ali com a data 1961, Dom Jackson Bererguer Prado, fundador da nossa Diocese.