A segunda etapa da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi realizada presencialmente entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Aparecida (SP), já que a primeira etapa foi realizada em abril desse ano de 2022 de forma virtual.

Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, participou durante todos os dias da Assembleia, juntamente com mais outros Bispos dos 19 regionais do Brasil.

Nessa etapa, além de aprofundar o Tema Central: “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, também os Bispos trataram de propostas e indicações, no intuito de elaborar as futuras (DGAE), Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para a 60ª Assembleia Geral que acontecerá em 2023.

Durante a Assembleia houve votações dos temas: atualizações no Estatuto da CNBB, tradução do Missal Romano, texto do Ministério do Catequista e Estudo nº 114 da CNBB, que tem o título: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) sobre a Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.