A Quaresma a São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início no dia da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, 15 de agosto, e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael dia 29 de setembro.

São Francisco, em sua vida mortal procurava manter forte a fé e o seu amor por Jesus, sempre fazendo orações. Para impulsiona-lo, realizava três quaresmas por ano, também um outro período de jejum e oração em honra a Mãe de Deus, ao qual tinha um amor especial, que ia da Festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos à Festa da Assunção de Nossa Senhora. Foi de um modo muito especial que, na Quaresma de São Miguel Arcanjo, Deus coroou Francisco de graças abundantes, dentre elas a de marcá-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho Jesus Cristo, com os sinais de sua Paixão. Todas essas quaresmas eram realizadas no Monte Alverne.

Francisco tinha conhecimento da autoridade e do auxílio que o Arcanjo Miguel tem em exercício das almas, em salvá-las no último momento da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá. E isso fez com que o Frade de Assis fizesse a Quaresma para o Arcanjo.

Nesse propósito de rezar ao Arcanjo São Miguel, que a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra, pela 1ª vez, realiza a Quaresma de São Miguel, tendo como intuito visitar as famílias da cidade, em especial aquelas que estão afastadas da Comunidade.

A Paróquia também está colocando a venda uma capelinha, afim de que as pessoas possam comprar para rezar em suas casas e já ter a capela para quando for receber a visita dos paroquianos.

Em Bom Jesus, existe uma Comunidade que tem São Miguel Arcanjo como Padroeiro, no qual todo ano reuni muitos fiéis na praça do povoado do Bonfim para Celebrar a Festa do Santo.