Na tarde do último dia 20 de maio (sexta-feira), na Capela do Pio Brasileiro, situada em Roma, Itália, foi celebrada a Santa Missa com os bispos do Regional NE3 da CNBB, que estão na Visita Ad Limina Apostolorum, juntamente com o Cardeal de São Salvador-BA e Primaz do Brasil Dom Sérgio da Rocha, religiosos e padres estudantes.

A Santa Eucaristia foi presidida por Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista.

Em sua homilia, Dom Josafá recordou a história do Colégio, toda a trajetória e a importância que tem para todos que precisam ir estudar em Roma. Lembrou do tempo difícil que vivia o país, período de guerra, em que o número de estudantes caiu para 5, por motivo de risco a vida, tendo que serem transferidos para o Pio Latino Americano. Citou o grande número de estudantes já passados pelo Pio Brasileiro, total de 2.146, desses, 108 bispos e 7 cardeais. O Arcebispo falou do período em que morou no Pio, onde foi como seminarista a primeira vez e voltou já como padre, se preparando para o episcopado.

Após a Celebração, houve reunião e jantar com os bispos.

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB), inaugurado dia 03 de abril de 1934, é o ambiente onde vive uma Comunidade Presbiteral destinada à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países, acolhendo também, alguns presbíteros religiosos que vêm à Roma para realizar estudos de pós-graduação: extensivo, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Atualmente, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, morando no Pio Brasileiro, está o Pe. Técio Andrade, que no ano de 2021, iniciou a Licenza (Mestrado), em Sacra Liturgia.