A partir do próximo dia 15, Dom Josafá cumprirá sua agenda em Roma, Itália, na visita Ad Limina dos Bispos do Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe.

Ad Limina Apostolorum significa Visita ao limiar dos Apóstolos, pois os bispos visitam ao túmulo dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e fazem o encontro com o sucessor de Pedro, O Santo Padre, o Papa, hoje o Papa Francisco. A visita tem uma prescrição, se for possível, para serem realizados a cada cinco anos.

Após a visita ao túmulo, é celebrada a Eucaristia para fortalecer a fé, a comunhão e o compromisso com a missão dada por Jesus Cristo aos Apóstolos e continuada pelos sacerdotes.

Durante sua viagem participará de missas, entre ela uma de canonização de Giustino Maria Russolillo, fundador da Sociedade das Divinas Vocações e da Congregação das Irmãs das Divinas Vocações, dedicada à pastoral vocacional e familiar, alguns desses Vocacionistas estão nas Paróquias de Itambé e Nossa Senhora Aparecida de Vitória da Conquista. Serão canonizados juntos com Russolillo mais quatro beatos e duas beatas.

O Arcebispo participará ainda de reuniões, peregrinação a Cascia e Assis, também presidirá a celebração no Colégio Pio Brasileiro, (inaugurado em 1934 para ser o Seminário do Brasil em Roma) e será o relator no Dicastério para a Comunicação. Os Dicastérios da Cúria Romana são os órgãos da Igreja que ajudam diretamente o governo do Papa. Os bispos tem a oportunidade de conhecerem de perto como estão as estruturas da igreja e também recebem orientações administrativas e pastorais para às suas dioceses.

Dando prosseguimento em seus compromissos, fará uma visita ao Tribunal de Assinatura Apostólico. Terminando assim a agenda de quase 15 dias na Itália.