Na tarde do dia 20 de março, foi instalada a Quase Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e São Francisco de Assis (José Gonçalves e Lindo Horizonte), no Vicariato São Lucas, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, notícia esta que foi recebida com grande alegria pela Comunidade local.

Antes da Celebração o Revdo. Pe. Lucas dos Santos Pereira, que foi provisionado para a função de Administrador Paroquial, professou a Fé pelo Credo Niceno Constitanopolitano, bem como fé naquilo que a Igreja ensina pelo seu Magistério, frente a Dom Josafá, Arcebispo Metropolitano, que acolheu a profissão do Padre e deu prosseguimento à Cerimônia.

Tendo, por Celebrante, Dom Josafá, Arcebispo Metropolitano, o qual teve por concelebrantes, Mons. Gerson, Vigário Geral; o Pe. Lucas, Pe. Frenilson, Reitor do Seminário de Filosofia; Pe. Rafael, Chanceler do Arcebispado; Pe. Edmilson, Pe. Geneildo e Pe. Luan.

A Santa Eucaristia foi conduzida em clima orante.

Após a Saudação da Santíssima Trindade, o Pe. Rafael, fez a leitura do Decreto de Criação da Quase Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e São Francisco de Assis, bem como a Provisão do Pe. Lucas como Administrador Paroquial da referida Paróquia.

Antes dos Ritos Iniciais, o Revdo. Administrador, prestou seu Juramento de Fidelidade, frente aos presentes. Seguindo a Liturgia, também recebeu os Livro dos Santos Evangelhos, onde foi lembrado da sua missão de ser Proclamador e Mensageiro da Palavra em todos os momentos de seu Ministério Pastoral.

Em sua homilia, o Metropolita, relembrou as características geográficas da região de José Gonçalves e Lindo Horizonte, bem como o histórico do crescimento demográfico e econômico da região, e o crescente pedido de uma maior presença da Igreja naquela localidade, que a partir da criação da Quase Paróquia tornar-se-ia mais efetiva.

Seguindo o Rito, o Metropolita entregou os símbolos de posse ao novo Administrador, a chave da igreja, do Sacrário, o Óleo do Batismo, a Estola Roxa, para atendimento das Confissões, e por fim, a Sede Presidencial, o que caracterizou oficialmente a Posse do Pe. Lucas.

Terminada a Celebração, o Pe. Rafael fez as leituras da Ata de Criação da Quase Paróquia e da Ata de Posse do Revdo. Padre.

Em seu discurso, o Pe. Lucas agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para o progresso missionário da Comunidade, que se tornara Quase Paróquia.