Durante os dias 28 e 29 de outubro, foi realizado no espaço Mediterrâneo, a Atualização e Avaliação do Clero reunido na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

No primeiro dia, após a Oração das Laudes e breve apresentação, os Sacerdotes foram convidados a refletir pelo facilitador, Dom Edson Oriolo, Bispo Diocesano de Leopoldina -MG , a dinâmica da “Ação Pastoral na dinâmica do novo normal”, com todas suas particularidades que por conta da pandemia se originaram.

Dom Edson também, convidou os presentes a pensarem em um retrospecto eclesial dos avanços da vida ministérial, bem como seus desafios, a integralização da vida entre Palavra e Ministério e o uso da internet como propagadora de Jesus Cristo.

Terminada a conferência, e após um breve momento de Partilha, os Padres celebraram juntos a Eucarístia, encerrando a atualização.

No segundo dia de convivência, após exposição dos avanços obtidos desde a última avaliação, os padres avaliaram o percurso que foi traçado e as melhorias que nele podem ser feitos para uma maior dinâmica pastoral diante da realidade que se desenha.

Na ocasião, o Pe. Alessandro Mendonça, SDV, foi eleito como representante dos Padres Religiosos no Conselho de Presbíteros.

Também foram tratados de temas legais, e os novos protocolos a serem seguidos por conta da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, bem como, a forma das Paróquias e instituições vinculadas à Igreja seguirem com fidelidade o que reza a legislação.