Em Comunhão com todas as Igrejas Particulares, a Arquidiocese de Vitória da Conquista, às 8h da manhã do último domingo, dia 17 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum, realizou, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, a Solene Celebração de abertura da Etapa Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023- Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão.

A Missa foi presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano; o qual foi assistido pelo Diác. Rafael Alves, e por concelebrantes, o Mons. Gerson de Jesus Bittencourt, Vigário Geral, e pelos Reverendos: Pe. Antônio Ramos Melo, Vigário Regional do Vicariato São Marcos; Pe. Irineu Moreira Meira, Vigário Regional do Vicariato São João; Pe. Josué Vieira Santos, Vigário Regional do Vicariato São Mateus; Pe. André Costa Santos, Vigário Paroquial da Catedral.

Após a Saudação à Trindade, Dom Josafá falou da importância do momento que se celebrava relembrando o intuito desse Sínodo, “a Igreja quer pôr-se no ‘caminhar juntos’, pensar numa ação evangelizadora que escute todas as instâncias”. Em seguida, o Diac. Rafael Alves fez a leitura do Decreto de Promulgação do Sínodo na Arquidiocese de Vitória da Conquista, que foi seguido pela oração de Invocação do Espírito Santo, para uma assembleia eclesial de decisão ou discernimento.


Em sua homilia, o Metropolita destacou o árduo trabalho do Santo Padre em conduzir a Igreja Universal no caminho da sinodalidade que é de fundamental importância para os dias de hoje.

Continuando, expressou sua expectativa para que a Arquidiocese se empenhe para fazer com que o Sínodo atinja o seu objetivo: ser um instrumento de escuta do Povo de Deus, nas suas paróquias, vicariatos, conselhos, pastorais, movimentos, associações, serviços, congregações religiosas, casas de formação e demais organismos.


Ao término da Eucaristia, foi lido pelo Diácono, o Decreto de criação da Comissão Sinodal Arquidiocesana e de nomeação dos membros, que são:

  • Mons. Gerson de Jesus Bittencourt- Vigário Geral
  • Pe. Antônio Ramos Melo- Vigário Regional do Vicariato São Marcos
  • Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão- Vigário Regional do Vicariato São Lucas e Coordenador da Equipe Sinodal Arquidiocesana
  • Pe. Irineu Moreira Meira- Vigário Regional do Vicariato São João
  • Pe. Josué Vieira Santos- Vigário Regional do Vicariato São Mateus
  • Ir. Maize Silva Pacheco- Religiosa da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores e secretaria da Comissão.

Por fim, Dom Josafá invocou a benção de Deus sobre o Sínodo, de modo especial nessa etapa Arquidiocesana, e sobre todo o povo de Deus presente na solene celebração.