Prot. N. 0145/2021
Circular 013/2021

Neste 7 de setembro o Brasil está comemorando 199 anos de sua independência de Portugal. Considerando a situação política e social, agravada pela crise do coronavírus, pedimos que em toda Arquidiocese aproveitarmos este dia para rezar pelo Brasil. Na Celebração Eucarística pode ser utilizado o formulário da “missa pela Pátria” (Missal Romano, p. 907).


Desde 1995, acontece no Brasil o chamado “Grito dos Excluídos” também no dia da festa da república. O Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.


O Dia da Pátria, então, além de um dia de festa e celebração, vai se tornando também em um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. “Vida em primeiro lugar” é o tema do 27º Grito dos Excluídos, cujas manifestações serão mais virtuais do que presenciais.


Que o sentimento pátrio renasça em todos os brasileiros para que reconquistarmos os nossos bens e construamos o Brasil que merecemos!

Rogando a materna proteção de Nossa Senhora das Vitórias, nossa excelsa padroeira, invoco as Graças de Deus sobre todos.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, aos 3 dias do mês de setembro do ano do Senhor de 2021, memória de Gregório Magno.

Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista

Pe. Técio Andrade Lima
Chanceler do Arcebispado