Na manhã dessa terça-feira, 27/10, aconteceu pela plataforma Google Meet, uma reunião do Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, com o Vigário Geral, Mons. Gerson de Jesus Bittencourt e os Vigários Regionais: Pe. Antônio Ramos Melo, Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão, Pe. Irineu Moreira Meira e Pe. Josué Vieira Santos, que teve por objetivo principal tratar das funções dos Vigários segundo a jurisdição que Código de Direito Canônico estabelece.

Segundo o CDC, os Vigários Regionais tem por função:

Cân. 555

 1.° promover e coordenar a atividade pastoral comum no Vicariato; 2.° velar por que os clérigos do seu distrito levem uma vida consentânea com o próprio estado e por que cumpram diligentemente os seus deveres; 3.° providenciar para que as funções religiosas se celebrem segundo as prescrições da liturgia sagrada, se observem com cuidado o decoro e a limpeza das igrejas e das alfaias sagradas, sobretudo na celebração eucarística e na guarda do santíssimo Sacramento, se preencham fielmente e guardem devidamente os livros paroquiais, se administrem com cuidado os bens eclesiásticos, e se conserve com a devida diligência a residência paroquial.

§ 2. Na Vicariato que lhe foi confiado, o vigário regional:

 1.° empenhe-se por que os clérigos, de acordo com as prescrições do direito particular, assistam, nos tempos determinados, às preleções, reuniões teológicas ou conferências, nos termos do cân. 279, § 2; 2.° procure que sejam assegurados os auxílios espirituais aos presbíteros do seu distrito, e mostre-se especialmente solícito para com aqueles que se encontrem em situações mais difíceis ou angustiados com problemas; § 3 quando souber que os párocos do seu distrito se encontram gravemente doentes, procure que não careçam dos auxílios espirituais e materiais, e que se celebrem dignamente os funerais dos que faleceram; providencie ainda por que, quando eles se encontrarem doentes ou falecerem, não desapareçam nem sejam desencaminhados os livros, documentos, alfaias sagradas e demais coisas pertencentes à Igreja.

§ 4. O vigário Regional tem a obrigação de, segundo as determinações do Bispo diocesano, visitar as paróquias do seu distrito.