Disposto a contribuir para a formação contínua de todos os que se dedicam à evangelização o professor Bruno Tamalcondi lançou recentemente o livro “Nos caminhos da Igreja: formação permanente da fé“, pela Editora Vozes.

“A ideia foi colocar no papel palestras e trabalhos que eu faço desde 1999 nas áreas de Catequese, História da Igreja, Eclesiologia, Formação Humana, Espiritualidade e Pastoral e outros temas voltados para a fomentação da Cultura e Espiritualidade Católica. Foi em uma assessoria em Barreiras – BA, em fevereiro de 2018, com o tema: O Ano do Laicato, que comecei a rascunhar as primeiras linhas”, conta o autor.

O nome do livro também foi escolhido por carregar um significado especial: além de ser homônimo ao programa de rádio que Bruno comanda na Rádio Imperial de Petrópolis (AM 1550), o título é a tradução da dimensão peregrina da Igreja. “A Igreja é essencialmente missionária, em saída, como nos lembra a Ad Gentes e o Papa Francisco. E a Formação Permanente da Fé, como uma formação continuada, só sai em missão quem tem algo para dar, portanto o nome se encaixa com a proposta: Missionariedade e Formação Permanente”, explica.

Ao longo da leitura, é possível perceber que os capítulos servem de subsídio para realizar uma reflexão e meditação à luz de alguns dos passos de Jesus e da Igreja. Os conteúdos apresentados podem ser trabalhados de maneira individual ou em grupos – através das sugestões de reflexões e atividades propostas no término de cada capítulo. Uma obra desenvolvida para ser utilizada em diversas ocasiões pastorais, tais como: círculos bíblicos, retiros, vivências e a outros momentos que necessitem de formação e um avivamento na fé.

O público leitor é bem abrangente: as reflexões apresentadas na obra, resultam de formações para catequistas, líderes pastorais e movimentos, por exemplo. “Esses são os destinatários que o livro busca tocar, não obstante, para quem quer se aproximar ou retomar os caminhos da Igreja, os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo e dos heróis do cristianismo”, acrescenta o autor.

Quando perguntado sobre o que o leitor pode esperar da obra, Bruno é categórico ao afirmar que trata-se um livro vibrante. “Um texto com uma leitura orante das Sagradas Escrituras e que, sem dúvida, vai contribuir para um encontro, avivamento e formação permanente da fé. O livro é resultado de uma experiência vivida onde busco constantemente contribuir para que a beleza da mensagem evangélica alcance toda sua plenitude. Estudar e meditar alicerçados na fé e na razão é meta de todo cristão”, completa.

Fonte: Blog da Catequese