Mediante a pandemia do Coronavírus, as regras de distanciamento social e as normas sanitárias para combater a proliferação deste, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, agendou a celebração da “Missa da Unidade”, popularmente chamada de “Missa dos Santos Óleos” para terça-feira, dia 28 de julho de 2020, às 15h.

A Santa Missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, no Facebook e Youtube.

Nessa celebração é abençoado os óleos para que haja a atividade sacramental com os fiéis, e também é onde acontece a renovação das promessas sacerdotais que os padres fizeram no dia de sua ordenação.

Entenda o significado dos óleos:

– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.